16.
Reformulação do ambiente de Tecnologia
16.
Reformulação do ambiente de Tecnologia









A área de Tecnologia da Informação da Planejar dedicou-se, no segundo semestre de 2024, a dar suporte a todo o sistema da entidade. Esse ambiente é acessado por planejadores financeiros certificados e candidatos para fazer a inscrição nos exames, pagar anuidades, atualizar dados cadastrais, entre outros serviços. A partir do segundo semestre foi realizado um processo imersivo de discovery para a concepção de uma nova versão do sistema.
A área de Tecnologia da Informação da Planejar dedicou-se, no segundo semestre de 2024, a dar suporte a todo o sistema da entidade. Esse ambiente é acessado por planejadores financeiros certificados e candidatos para fazer a inscrição nos exames, pagar anuidades, atualizar dados cadastrais, entre outros serviços. A partir do segundo semestre foi realizado um processo imersivo de discovery para a concepção de uma nova versão do sistema.

2024
2025
Plano de ação
Plano de ação
Etapas de desenvolvimento de ideias e criação de objetivos.
Etapas de desenvolvimento de ideias e criação de objetivos.
Ideação
Ideação
Geração de ideias e soluções criativas para os desafios identificados.
Geração de ideias e soluções criativas para os desafios identificados.
Imersão
Imersão
Pesquisa e compreensão profunda do problema, coletando dados e insights relevantes.
Pesquisa e compreensão profunda do problema, coletando dados e insights relevantes.
Na fase de imersão, foi realizado o mapeamento da plataforma e de todos os fluxos de trabalho, operações, principais chamados e reclamações. A partir disso, foram analisados os caminhos dos usuários e revisadas as integrações entre a Planejar e suas parceiras, aprofundando a compreensão das relações sistêmicas. Uma etapa de entrevistas com representantes de três grupos de usuários – externos, internos e instituições associadas – também foi realizada para identificar as principais dores e expectativas.
Na fase de imersão, foi realizado o mapeamento da plataforma e de todos os fluxos de trabalho, operações, principais chamados e reclamações. A partir disso, foram analisados os caminhos dos usuários e revisadas as integrações entre a Planejar e suas parceiras, aprofundando a compreensão das relações sistêmicas. Uma etapa de entrevistas com representantes de três grupos de usuários – externos, internos e instituições associadas – também foi realizada para identificar as principais dores e expectativas.
Com base na análise do cenário e na identificação dos principais desafios, a equipe redesenhou e aprimorou a experiência da plataforma, estruturando-a nos pilares de Qualificação, Educação e Formação.
Essa é a base para o ano de trabalho que a equipe terá em 2025, quando o time atuará para garantir a entrega de um ambiente digital completamente novo e focado em uma jornada eficiente para o planejador financeiro.
Com base na análise do cenário e na identificação dos principais desafios, a equipe redesenhou e aprimorou a experiência da plataforma, estruturando-a nos pilares de Qualificação, Educação e Formação.
Essa é a base para o ano de trabalho que a equipe terá em 2025, quando o time atuará para garantir a entrega de um ambiente digital completamente novo e focado em uma jornada eficiente para o planejador financeiro.

Além desse projeto, a área de Tecnologia da Informação da Planejar também realizou uma revisão na infraestrutura dos servidores da entidade. Foi feita uma migração para um ambiente em nuvem mais moderno e eficiente do ponto de vista de tempo de resposta, que permite maior rastreabilidade, garantindo mais segurança para as informações dos associados e candidatos.
Além desse projeto, a área de Tecnologia da Informação da Planejar também realizou uma revisão na infraestrutura dos servidores da entidade. Foi feita uma migração para um ambiente em nuvem mais moderno e eficiente do ponto de vista de tempo de resposta, que permite maior rastreabilidade, garantindo mais segurança para as informações dos associados e candidatos.
