16.
Reformulação do ambiente de Tecnologia

16.
Reformulação do ambiente de Tecnologia

A área de Tecnologia da Informação da Planejar dedicou-se, no segundo semestre de 2024, a dar suporte a todo o sistema da entidade. Esse ambiente é acessado por planejadores financeiros certificados e candidatos para fazer a inscrição nos exames, pagar anuidades, atualizar dados cadastrais, entre outros serviços. A partir do segundo semestre foi realizado um processo imersivo de discovery para a concepção de uma nova versão do sistema.



A área de Tecnologia da Informação da Planejar dedicou-se, no segundo semestre de 2024, a dar suporte a todo o sistema da entidade. Esse ambiente é acessado por planejadores financeiros certificados e candidatos para fazer a inscrição nos exames, pagar anuidades, atualizar dados cadastrais, entre outros serviços. A partir do segundo semestre foi realizado um processo imersivo de discovery para a concepção de uma nova versão do sistema.


2024

2025

Plano de ação

Plano de ação

Etapas de desenvolvimento de ideias e criação de objetivos.

Etapas de desenvolvimento de ideias e criação de objetivos.

Ideação

Ideação

Geração de ideias e soluções criativas para os desafios identificados.



Geração de ideias e soluções criativas para os desafios identificados.


Imersão

Imersão

Pesquisa e compreensão profunda do problema, coletando dados e insights relevantes.



Pesquisa e compreensão profunda do problema, coletando dados e insights relevantes.


Na fase de imersão, foi realizado o mapeamento da plataforma e de todos os fluxos de trabalho, operações, principais chamados e reclamações. A partir disso, foram analisados os caminhos dos usuários e revisadas as integrações entre a Planejar e suas parceiras, aprofundando a compreensão das relações sistêmicas. Uma etapa de entrevistas com representantes de três grupos de usuários – externos, internos e instituições associadas – também foi realizada para identificar as principais dores e expectativas.

Na fase de imersão, foi realizado o mapeamento da plataforma e de todos os fluxos de trabalho, operações, principais chamados e reclamações. A partir disso, foram analisados os caminhos dos usuários e revisadas as integrações entre a Planejar e suas parceiras, aprofundando a compreensão das relações sistêmicas. Uma etapa de entrevistas com representantes de três grupos de usuários – externos, internos e instituições associadas – também foi realizada para identificar as principais dores e expectativas.

Com base na análise do cenário e na identificação dos principais desafios, a equipe redesenhou e aprimorou a experiência da plataforma, estruturando-a nos pilares de Qualificação, Educação e Formação.

Essa é a base para o ano de trabalho que a equipe terá em 2025, quando o time atuará para garantir a entrega de um ambiente digital completamente novo e focado em uma jornada eficiente para o planejador financeiro. 





Com base na análise do cenário e na identificação dos principais desafios, a equipe redesenhou e aprimorou a experiência da plataforma, estruturando-a nos pilares de Qualificação, Educação e Formação.

Essa é a base para o ano de trabalho que a equipe terá em 2025, quando o time atuará para garantir a entrega de um ambiente digital completamente novo e focado em uma jornada eficiente para o planejador financeiro. 




Além desse projeto, a área de Tecnologia da Informação da Planejar também realizou uma revisão na infraestrutura dos servidores da entidade. Foi feita uma migração para um ambiente em nuvem mais moderno e eficiente do ponto de vista de tempo de resposta, que permite maior rastreabilidade, garantindo mais segurança para as informações dos associados e candidatos. 



Além desse projeto, a área de Tecnologia da Informação da Planejar também realizou uma revisão na infraestrutura dos servidores da entidade. Foi feita uma migração para um ambiente em nuvem mais moderno e eficiente do ponto de vista de tempo de resposta, que permite maior rastreabilidade, garantindo mais segurança para as informações dos associados e candidatos.