12.
Comunicação e Marketing
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Comunicação e Marketing









Os times de Marketing e Comunicação da Planejar intensificaram sua atuação ao longo do ano, reforçando iniciativas de divulgação da certificação CFP® e seu valor junto a diversos públicos como candidatos, jornalistas, formadores de opinião, profissionais certificados e a sociedade em geral.
Os times de Marketing e Comunicação da Planejar intensificaram sua atuação ao longo do ano, reforçando iniciativas de divulgação da certificação CFP® e seu valor junto a diversos públicos como candidatos, jornalistas, formadores de opinião, profissionais certificados e a sociedade em geral.
Nova marca
Nova marca
No segundo semestre, a marca da Planejar passou por um rebranding que reforçou seu posicionamento e a missão da associação, trazendo o CFP® para mais perto. A entidade contratou uma agência especializada em comunicação estratégica para rever todo o plano de comunicação e traçar estratégias permeando o mundo digital e offline, expandindo os benefícios da certificação CFP® para o mercado e reforçando o posicionamento de que o planejamento financeiro transforma a vida das pessoas.
No segundo semestre, a marca da Planejar passou por um rebranding que reforçou seu posicionamento e a missão da associação, trazendo o CFP® para mais perto. A entidade contratou uma agência especializada em comunicação estratégica para rever todo o plano de comunicação e traçar estratégias permeando o mundo digital e offline, expandindo os benefícios da certificação CFP® para o mercado e reforçando o posicionamento de que o planejamento financeiro transforma a vida das pessoas.





REDES SOCIAIS
As postagens realizadas no Instagram, Facebook, Threads e LinkedIn tiveram como objetivo aproximar a Planejar da comunidade de profissionais certificados e candidatos, com dicas de estudo, informações sobre os exames, novidades sobre a comunidade CFP® no Brasil e no mundo, atualizações da certificação, divulgações estratégicas de artigos de planejadores certificados, exposição dos profissionais na imprensa entre outros conteúdos.
Já no TikTok, o foco da estratégia era atingir o público geral, trazendo informações relevantes sobre planejamento financeiro e motivos para contratar um profissional certificado. As ações realizadas durante o ano resultaram no alcance de mais de quatro milhões de pessoas da base de mais de 92 mil seguidores angariados durante os últimos anos.
As postagens realizadas no Instagram, Facebook, Threads e LinkedIn tiveram como objetivo aproximar a Planejar da comunidade de profissionais certificados e candidatos, com dicas de estudo, informações sobre os exames, novidades sobre a comunidade CFP® no Brasil e no mundo, atualizações da certificação, divulgações estratégicas de artigos de planejadores certificados, exposição dos profissionais na imprensa entre outros conteúdos.
Já no TikTok, o foco da estratégia era atingir o público geral, trazendo informações relevantes sobre planejamento financeiro e motivos para contratar um profissional certificado. As ações realizadas durante o ano resultaram no alcance de mais de quatro milhões de pessoas da base de mais de 92 mil seguidores angariados durante os últimos anos.
TOP VOICE
Outra estratégia adotada pela Planejar em 2024 foi a de fomentar discussões em torno do planejamento financeiro com base em uma abordagem pessoal. Dados do LinkedIn mostram que 66% dos profissionais teriam maior probabilidade de recomendar uma empresa ou marca se seguissem um executivo da empresa nas redes sociais, e 40% dos usuários do LinkedIn buscam aprender com especialistas na rede. Assim, a CEO da Planejar, Ana Leoni, intensificou as publicações nessa rede, sendo reconhecida com o selo Top Voice, concedido a um seleto grupo de especialistas e formadores de opinião.
A personificação da marca contribuiu para construir consistência e confiança, viabilizar conexões e engajar as pessoas em torno do tema. Ao fim de dezembro, o perfil já reunia quase 10 mil seguidores.
Outra estratégia adotada pela Planejar em 2024 foi a de fomentar discussões em torno do planejamento financeiro com base em uma abordagem pessoal. Dados do LinkedIn mostram que 66% dos profissionais teriam maior probabilidade de recomendar uma empresa ou marca se seguissem um executivo da empresa nas redes sociais, e 40% dos usuários do LinkedIn buscam aprender com especialistas na rede. Assim, a CEO da Planejar, Ana Leoni, intensificou as publicações nessa rede, sendo reconhecida com o selo Top Voice, concedido a um seleto grupo de especialistas e formadores de opinião.
A personificação da marca contribuiu para construir consistência e confiança, viabilizar conexões e engajar as pessoas em torno do tema. Ao fim de dezembro, o perfil já reunia quase 10 mil seguidores.


NA IMPRENSA

504
entrevistas concedidas

504
entrevistas concedidas

1.487
matérias publicadas, citando as marcas Planejar ou CFP

1.487
matérias publicadas, citando as marcas Planejar ou CFP

121
profissionais entrevistados

121
profissionais entrevistados

102
artigos publicados nas colunas do Valor Econômico (Consultório Financeiro) e Época Negócios (Seu Planejamento Financeiro)

102
artigos publicados nas colunas do Valor Econômico (Consultório Financeiro) e Época Negócios (Seu Planejamento Financeiro)
Quem são os porta-vozes da Planejar?
Todo profissional CFP® pode ser um porta-voz da Planejar, ajudando a ampliar o alcance das mensagens sobre a associação, o planejador financeiro certificado e o planejamento financeiro. Para se habilitar para essa função, o profissional precisa passar por uma trilha de capacitação específica para porta-vozes disponível no ambiente de educação da Planejar.
Quem são os porta-vozes da Planejar?
Todo profissional CFP® pode ser um porta-voz da Planejar, ajudando a ampliar o alcance das mensagens sobre a associação, o planejador financeiro certificado e o planejamento financeiro. Para se habilitar para essa função, o profissional precisa passar por uma trilha de capacitação específica para porta-vozes disponível no ambiente de educação da Planejar.



Pesquisa planejamento financeiro
Pesquisa planejamento financeiro
Em março de 2024, a Planejar realizou, em parceria com o Instituto de Planejamento Estratégico (Ibespe), a quarta edição da pesquisa sobre o comportamento do brasileiro quando o assunto é planejamento financeiro.
A pesquisa revelou que 75,7% dos brasileiros realizam planejamento financeiro. Entre os principais motivadores estão: melhorar o nível de vida (19,9%), comprar um imóvel (14,5%) e ter estabilidade financeira (9,8%). Por outro lado, 20% dos brasileiros ainda não se planejam. As principais razões apontadas para isso são a falta de dinheiro (30,9%) e a percepção de que essa prática não é necessária (24,2%). Outros fatores incluem a falta de disposição para planejar as finanças (5,8%) e a falta de conhecimento sobre como começar (2,5%).
Uma das descobertas do estudo foi relacionada aos contrastes na prática do planejamento financeiro entre as regiões do Brasil. Os dados evidenciam que a maior preocupação com a organização financeira está concentrada em regiões mais desenvolvidas economicamente. No Sul, 68,5% dos entrevistados afirmaram planejar suas finanças, refletindo um cenário de maior estabilidade e acesso à educação financeira. Já no Norte, apenas 47,1% dos moradores adotam essa prática, destacando a necessidade de maior conscientização e incentivo. Nessa região, a parcela que não considera o planejamento financeiro necessário respondeu que entre os motivos estão a escassez de renda suficiente para investimentos (24,2%) e a falta de disposição (18,8%).
Em março de 2024, a Planejar realizou, em parceria com o Instituto de Planejamento Estratégico (Ibespe), a quarta edição da pesquisa sobre o comportamento do brasileiro quando o assunto é planejamento financeiro.
A pesquisa revelou que 75,7% dos brasileiros realizam planejamento financeiro. Entre os principais motivadores estão: melhorar o nível de vida (19,9%), comprar um imóvel (14,5%) e ter estabilidade financeira (9,8%). Por outro lado, 20% dos brasileiros ainda não se planejam. As principais razões apontadas para isso são a falta de dinheiro (30,9%) e a percepção de que essa prática não é necessária (24,2%). Outros fatores incluem a falta de disposição para planejar as finanças (5,8%) e a falta de conhecimento sobre como começar (2,5%).
Uma das descobertas do estudo foi relacionada aos contrastes na prática do planejamento financeiro entre as regiões do Brasil. Os dados evidenciam que a maior preocupação com a organização financeira está concentrada em regiões mais desenvolvidas economicamente. No Sul, 68,5% dos entrevistados afirmaram planejar suas finanças, refletindo um cenário de maior estabilidade e acesso à educação financeira. Já no Norte, apenas 47,1% dos moradores adotam essa prática, destacando a necessidade de maior conscientização e incentivo. Nessa região, a parcela que não considera o planejamento financeiro necessário respondeu que entre os motivos estão a escassez de renda suficiente para investimentos (24,2%) e a falta de disposição (18,8%).

Objetivos mais comuns para o planejamento financeiro
Objetivos mais comuns para o planejamento financeiro
Melhorar o nível de vida
19,9%
Comprar um bem imóvel
14,5%
Ter estabilidade financeira
9,8%
Previdência privada/ aposentadoria
7,5%
Tempo para o planejamento financeiro
Tempo para o planejamento financeiro
Curto prazo
38,2%
Longo prazo
31,1%
Curtíssimo prazo
15,6%
Longuíssimo prazo
12,6%
Médio prazo
10,4%
Motivos para não realizar o planejamento financeiro
Motivos para não realizar o planejamento financeiro
Não tem dinheiro suficiente
30,9%
Não vê necessidade
24,2%
Não tem disposição
5,8%
Não sabe
como fazer
2,5%
