13.
Responsabilidade social e ESG
13.
Responsabilidade social e ESG









A Planejar acredita que o planejamento financeiro tem o poder de transformar vidas. Faz parte da missão da Planejar contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente sobre a importância da organização da vida financeira.
Por isso, a Associação desenvolve iniciativas gratuitas e incentiva seus associados a participarem de eventos e campanhas de conscientização financeira. Durante o ano, 1,7 mil foram impactadas com conteúdos de educação financeira e mais de 100 pessoas receberam atendimento exclusivo e personalizado, sem pagar nada por isso.
A Planejar acredita que o planejamento financeiro tem o poder de transformar vidas. Faz parte da missão da Planejar contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente sobre a importância da organização da vida financeira.
Por isso, a Associação desenvolve iniciativas gratuitas e incentiva seus associados a participarem de eventos e campanhas de conscientização financeira. Durante o ano, 1,7 mil foram impactadas com conteúdos de educação financeira e mais de 100 pessoas receberam atendimento exclusivo e personalizado, sem pagar nada por isso.

1,7 mil
pessoas impactadas
pessoas impactadas

106
atendimentos em clínicas
atendimentos em clínicas

19 palestras

3 lives



Semana ENEF
13 a 19 de maio
Semana ENEF
13 a 19 de maio
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece anualmente desde 2014, com a finalidade de promover ações de educação financeira no país. Desde a primeira edição, a Planejar organiza voluntários e parcerias para realizar atividades como palestras e atendimentos financeiros individualizados para diversos públicos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. Durante a semana de 2024, a associação contou com a dedicação de 25 planejadores financeiros voluntários, que realizaram 18 palestras e 23 clínicas financeiras. No total foram 36 horas de conteúdo e atendimento. As atividades aconteceram em 10 cidades, impactando 738 pessoas, das quais 193 participaram de palestras e workshops.
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece anualmente desde 2014, com a finalidade de promover ações de educação financeira no país. Desde a primeira edição, a Planejar organiza voluntários e parcerias para realizar atividades como palestras e atendimentos financeiros individualizados para diversos públicos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. Durante a semana de 2024, a associação contou com a dedicação de 25 planejadores financeiros voluntários, que realizaram 18 palestras e 23 clínicas financeiras. No total foram 36 horas de conteúdo e atendimento. As atividades aconteceram em 10 cidades, impactando 738 pessoas, das quais 193 participaram de palestras e workshops.



WIW
7 a 13 de outubro
WIW
7 a 13 de outubro
A World Investor Week (WIW) ou Semana Mundial do Investidor é uma iniciativa global liderada pela International Organization of Securities Commissions (IOSCO) que promove a conscientização sobre a importância da educação e proteção do investidor, incentivando boas práticas no mercado financeiro.
Durante a semana, órgãos reguladores, instituições financeiras e entidades de educação financeira realizam eventos, palestras e atividades voltadas para investidores, ajudando-os a tomar decisões mais informadas e seguras. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coordena as ações locais. Na oitava edição da WIW, foram promovidas iniciativas presenciais, online e híbridas com foco em tecnologia e finanças digitais, criptoativos e finanças sustentáveis. Prevenção contra golpes e fraudes financeiras, resiliência financeira e noções básicas de investimento também foram pauta das ações.
A Planejar atuou promovendo palestras e lives durante a semana. Foi realizada uma palestra presencial sobre o tema "Como começar a investir e cuidar do seu futuro financeiro hoje", com a presença de 68 pessoas, e três lives, que somaram 895 de internautas na audiência. Duas das transmissões foram a respeito de investimentos, "Do zero ao investidor: como iniciar a sua jornada financeira?", e "Planejamento financeiro para investimento: as Ciências Comportamentais aplicadas”, e outra sobre fraudes: "Fraudes financeiras e perfis comportamentais: como blindar seu patrimônio". Além disso, a Planejar marcou presença no evento de lançamento do Jogo de Tabuleiro da Anbima, ministrando clínicas financeiras para os jovens presentes.
A World Investor Week (WIW) ou Semana Mundial do Investidor é uma iniciativa global liderada pela International Organization of Securities Commissions (IOSCO) que promove a conscientização sobre a importância da educação e proteção do investidor, incentivando boas práticas no mercado financeiro.
Durante a semana, órgãos reguladores, instituições financeiras e entidades de educação financeira realizam eventos, palestras e atividades voltadas para investidores, ajudando-os a tomar decisões mais informadas e seguras. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coordena as ações locais. Na oitava edição da WIW, foram promovidas iniciativas presenciais, online e híbridas com foco em tecnologia e finanças digitais, criptoativos e finanças sustentáveis. Prevenção contra golpes e fraudes financeiras, resiliência financeira e noções básicas de investimento também foram pauta das ações.
A Planejar atuou promovendo palestras e lives durante a semana. Foi realizada uma palestra presencial sobre o tema "Como começar a investir e cuidar do seu futuro financeiro hoje", com a presença de 68 pessoas, e três lives, que somaram 895 de internautas na audiência. Duas das transmissões foram a respeito de investimentos, "Do zero ao investidor: como iniciar a sua jornada financeira?", e "Planejamento financeiro para investimento: as Ciências Comportamentais aplicadas”, e outra sobre fraudes: "Fraudes financeiras e perfis comportamentais: como blindar seu patrimônio". Além disso, a Planejar marcou presença no evento de lançamento do Jogo de Tabuleiro da Anbima, ministrando clínicas financeiras para os jovens presentes.



Global Money Week
18 a 24 de março
Global Money Week
18 a 24 de março
A Global Money Week (GMW) é uma campanha global para incentivar a educação financeira entre crianças, jovens e suas comunidades. Promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade internacional que reúne 38 países, a GMW busca capacitar as novas gerações a tomar decisões financeiras conscientes, garantindo seu bem-estar e resiliência financeira. Desde sua criação, a campanha já alcançou mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. Seu público-alvo inclui crianças, adolescentes, universitários, jovens adultos (até 29 anos) e professores.
O tema de 2024 foi “Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro”, com foco na conscientização sobre poupança e investimento para garantir uma vida financeira segura e próspera. A campanha abordou a resiliência financeira e prevenção contra golpes e fraudes. Durante a semana, a Planejar realizou 83 atendimentos por meio de clínicas de planejamento financeiro pessoal. Quase 20 profissionais CFP® se voluntariaram para os atendimentos e receberam o público.
A Global Money Week (GMW) é uma campanha global para incentivar a educação financeira entre crianças, jovens e suas comunidades. Promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade internacional que reúne 38 países, a GMW busca capacitar as novas gerações a tomar decisões financeiras conscientes, garantindo seu bem-estar e resiliência financeira. Desde sua criação, a campanha já alcançou mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. Seu público-alvo inclui crianças, adolescentes, universitários, jovens adultos (até 29 anos) e professores.
O tema de 2024 foi “Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro”, com foco na conscientização sobre poupança e investimento para garantir uma vida financeira segura e próspera. A campanha abordou a resiliência financeira e prevenção contra golpes e fraudes. Durante a semana, a Planejar realizou 83 atendimentos por meio de clínicas de planejamento financeiro pessoal. Quase 20 profissionais CFP® se voluntariaram para os atendimentos e receberam o público.



Equidade Salarial e Diversidade
Dos colaboradores da Planejar, 65% são do gênero feminino e 35% do masculino. A maioria das pessoas da equipe está na faixa dos 31 e 40 anos (45%) – 5% possuem até 20 anos, 20% têm entre 41 e 50 e 15% estão acima dos 50. Além disso, 75% dos colaboradores se autodeclararam brancos. Entre os demais membros, 20% relataram serem pardos e 5% asiáticos.
Em relação à equidade salarial, há equidade de gêneros nos cargos de assistente e gerente. Entre os analistas sênior, os homens recebem, em média, 33% a mais do que as mulheres. Já na função de coordenador, as mulheres recebem, em média, 20% a mais do que os homens.
A análise comparativa foi realizada por função/cargo, considerando a média salarial entre colaboradores. O cálculo da equidade salarial foi obtido dividindo a média salarial feminina pela média salarial masculina e multiplicando o resultado por 100.
Dos colaboradores da Planejar, 65% são do gênero feminino e 35% do masculino. A maioria das pessoas da equipe está na faixa dos 31 e 40 anos (45%) – 5% possuem até 20 anos, 20% têm entre 41 e 50 e 15% estão acima dos 50. Além disso, 75% dos colaboradores se autodeclararam brancos. Entre os demais membros, 20% relataram serem pardos e 5% asiáticos.
Em relação à equidade salarial, há equidade de gêneros nos cargos de assistente e gerente. Entre os analistas sênior, os homens recebem, em média, 33% a mais do que as mulheres. Já na função de coordenador, as mulheres recebem, em média, 20% a mais do que os homens.
A análise comparativa foi realizada por função/cargo, considerando a média salarial entre colaboradores. O cálculo da equidade salarial foi obtido dividindo a média salarial feminina pela média salarial masculina e multiplicando o resultado por 100.
Total de colaboradores: 20
Total de colaboradores: 20
Gênero
Gênero
Cor/Raça
Cor/Raça





Faixa Etária
Faixa Etária


Tempo na Planejar
Tempo na Planejar


Posição em cargos de gestão
Posição em cargos de gestão
Coordenação
Coordenação
Gerência
Gerência
MASCULINO
MASCULINO
33%
33%
67%
67%
FEMININO
FEMININO
NS/ NR
11,1%
MASCULINO
MASCULINO
25%
25%
75%
75%
FEMININO
FEMININO
Diretoria
Diretoria
MASCULINO
MASCULINO
0%
0%
100%
100%
FEMININO
FEMININO
NS/ NR
11,1%
TER ESTABILIDADE FINANCEIRA
9,8%
PREVIDÊNCIA PRIVADA/ APOSENTADORIA
7,5%
Posição nos demais cargos
Posição nos demais cargos
Estagiário
Estagiário
Assistente
Assistente
MASCULINO
MASCULINO
100%
100%
0%
0%
FEMININO
FEMININO
MASCULINO
MASCULINO
67%
67%
33%
33%
FEMININO
FEMININO
Analista Júnior
Analista Júnior
Analista Pleno
Analista Pleno
0%
0%
MASCULINO
MASCULINO
100%
100%
FEMININO
FEMININO
33%
33%
MASCULINO
MASCULINO
67%
67%
FEMININO
FEMININO
Analista Sênior
Analista Sênior
33%
33%
MASCULINO
MASCULINO
67%
67%
FEMININO
FEMININO
33%
MASCULINO
(1 colaboradores)
67%
FEMININO
(2 colaboradoras)
