13.
Responsabilidade social e ESG

13.
Responsabilidade social e ESG

A Planejar acredita que o planejamento financeiro tem o poder de transformar vidas. Faz parte da missão da Planejar contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente sobre a importância da organização da vida financeira.

Por isso, a Associação desenvolve iniciativas gratuitas e incentiva seus associados a participarem de eventos e campanhas de conscientização financeira. Durante o ano, 1,7 mil foram impactadas com conteúdos de educação financeira e mais de 100 pessoas receberam atendimento exclusivo e personalizado, sem pagar nada por isso.



A Planejar acredita que o planejamento financeiro tem o poder de transformar vidas. Faz parte da missão da Planejar contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente sobre a importância da organização da vida financeira.

Por isso, a Associação desenvolve iniciativas gratuitas e incentiva seus associados a participarem de eventos e campanhas de conscientização financeira. Durante o ano, 1,7 mil foram impactadas com conteúdos de educação financeira e mais de 100 pessoas receberam atendimento exclusivo e personalizado, sem pagar nada por isso.


1,7 mil

pessoas impactadas

pessoas impactadas

106

atendimentos em clínicas

atendimentos em clínicas

19 palestras

3 lives

Semana ENEF

13 a 19 de maio

Semana ENEF

13 a 19 de maio

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece anualmente desde 2014, com a finalidade de promover ações de educação financeira no país. Desde a primeira edição, a Planejar organiza voluntários e parcerias para realizar atividades como palestras e atendimentos financeiros individualizados para diversos públicos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. Durante a semana de 2024, a associação contou com a dedicação de 25 planejadores financeiros voluntários, que realizaram 18 palestras e 23 clínicas financeiras. No total foram 36 horas de conteúdo e atendimento. As atividades aconteceram em 10 cidades, impactando 738 pessoas, das quais 193 participaram de palestras e workshops.







A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece anualmente desde 2014, com a finalidade de promover ações de educação financeira no país. Desde a primeira edição, a Planejar organiza voluntários e parcerias para realizar atividades como palestras e atendimentos financeiros individualizados para diversos públicos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. Durante a semana de 2024, a associação contou com a dedicação de 25 planejadores financeiros voluntários, que realizaram 18 palestras e 23 clínicas financeiras. No total foram 36 horas de conteúdo e atendimento. As atividades aconteceram em 10 cidades, impactando 738 pessoas, das quais 193 participaram de palestras e workshops.




WIW

7 a 13 de outubro

WIW

7 a 13 de outubro

A World Investor Week (WIW) ou Semana Mundial do Investidor é uma iniciativa global liderada pela International Organization of Securities Commissions (IOSCO) que promove a conscientização sobre a importância da educação e proteção do investidor, incentivando boas práticas no mercado financeiro.

Durante a semana, órgãos reguladores, instituições financeiras e entidades de educação financeira realizam eventos, palestras e atividades voltadas para investidores, ajudando-os a tomar decisões mais informadas e seguras. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coordena as ações locais. Na oitava edição da WIW, foram promovidas iniciativas presenciais, online e híbridas com foco em tecnologia e finanças digitais, criptoativos e finanças sustentáveis. Prevenção contra golpes e fraudes financeiras, resiliência financeira e noções básicas de investimento também foram pauta das ações. 

A Planejar atuou promovendo palestras e lives durante a semana. Foi realizada uma palestra presencial sobre o tema "Como começar a investir e cuidar do seu futuro financeiro hoje", com a presença de 68 pessoas, e três lives, que somaram 895 de internautas na audiência.  Duas das transmissões foram a respeito de investimentos, "Do zero ao investidor: como iniciar a sua jornada financeira?", e  "Planejamento financeiro para investimento: as Ciências Comportamentais aplicadas”, e outra sobre fraudes: "Fraudes financeiras e perfis comportamentais: como blindar seu patrimônio". Além disso, a Planejar marcou presença no evento de lançamento do Jogo de Tabuleiro da Anbima, ministrando clínicas financeiras para os jovens presentes. 





A World Investor Week (WIW) ou Semana Mundial do Investidor é uma iniciativa global liderada pela International Organization of Securities Commissions (IOSCO) que promove a conscientização sobre a importância da educação e proteção do investidor, incentivando boas práticas no mercado financeiro.

Durante a semana, órgãos reguladores, instituições financeiras e entidades de educação financeira realizam eventos, palestras e atividades voltadas para investidores, ajudando-os a tomar decisões mais informadas e seguras. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coordena as ações locais. Na oitava edição da WIW, foram promovidas iniciativas presenciais, online e híbridas com foco em tecnologia e finanças digitais, criptoativos e finanças sustentáveis. Prevenção contra golpes e fraudes financeiras, resiliência financeira e noções básicas de investimento também foram pauta das ações. 

A Planejar atuou promovendo palestras e lives durante a semana. Foi realizada uma palestra presencial sobre o tema "Como começar a investir e cuidar do seu futuro financeiro hoje", com a presença de 68 pessoas, e três lives, que somaram 895 de internautas na audiência.  Duas das transmissões foram a respeito de investimentos, "Do zero ao investidor: como iniciar a sua jornada financeira?", e  "Planejamento financeiro para investimento: as Ciências Comportamentais aplicadas”, e outra sobre fraudes: "Fraudes financeiras e perfis comportamentais: como blindar seu patrimônio". Além disso, a Planejar marcou presença no evento de lançamento do Jogo de Tabuleiro da Anbima, ministrando clínicas financeiras para os jovens presentes. 



Global Money Week
18 a 24 de março

Global Money Week
18 a 24 de março

A Global Money Week (GMW) é uma campanha global para incentivar a educação financeira entre crianças, jovens e suas comunidades. Promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade internacional que reúne 38 países, a GMW busca capacitar as novas gerações a tomar decisões financeiras conscientes, garantindo seu bem-estar e resiliência financeira. Desde sua criação, a campanha já alcançou mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. Seu público-alvo inclui crianças, adolescentes, universitários, jovens adultos (até 29 anos) e professores.


O tema de 2024 foi “Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro”, com foco na conscientização sobre poupança e investimento para garantir uma vida financeira segura e próspera. A campanha abordou a resiliência financeira e prevenção contra golpes e fraudes. Durante a semana, a Planejar realizou 83 atendimentos por meio de clínicas de planejamento financeiro pessoal. Quase 20 profissionais CFP® se voluntariaram para os atendimentos e receberam o público. 

A Global Money Week (GMW) é uma campanha global para incentivar a educação financeira entre crianças, jovens e suas comunidades. Promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade internacional que reúne 38 países, a GMW busca capacitar as novas gerações a tomar decisões financeiras conscientes, garantindo seu bem-estar e resiliência financeira. Desde sua criação, a campanha já alcançou mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. Seu público-alvo inclui crianças, adolescentes, universitários, jovens adultos (até 29 anos) e professores.


O tema de 2024 foi “Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro”, com foco na conscientização sobre poupança e investimento para garantir uma vida financeira segura e próspera. A campanha abordou a resiliência financeira e prevenção contra golpes e fraudes. Durante a semana, a Planejar realizou 83 atendimentos por meio de clínicas de planejamento financeiro pessoal. Quase 20 profissionais CFP® se voluntariaram para os atendimentos e receberam o público. 

Equidade Salarial e Diversidade



Dos colaboradores da Planejar, 65% são do gênero feminino e 35% do masculino. A maioria das pessoas da equipe está na faixa dos 31 e 40 anos (45%) – 5% possuem até 20 anos, 20% têm entre 41 e 50 e 15% estão acima dos 50. Além disso, 75% dos colaboradores se autodeclararam brancos. Entre os demais membros, 20% relataram serem pardos e 5% asiáticos. 

Em relação à equidade salarial, há equidade de gêneros nos cargos de assistente e gerente. Entre os analistas sênior, os homens recebem, em média, 33% a mais do que as mulheres. Já na função de coordenador, as mulheres recebem, em média, 20% a mais do que os homens. 

A análise comparativa foi realizada por função/cargo, considerando a média salarial entre colaboradores. O cálculo da equidade salarial foi obtido dividindo a média salarial feminina pela média salarial masculina e multiplicando o resultado por 100. 

Dos colaboradores da Planejar, 65% são do gênero feminino e 35% do masculino. A maioria das pessoas da equipe está na faixa dos 31 e 40 anos (45%) – 5% possuem até 20 anos, 20% têm entre 41 e 50 e 15% estão acima dos 50. Além disso, 75% dos colaboradores se autodeclararam brancos. Entre os demais membros, 20% relataram serem pardos e 5% asiáticos. 

Em relação à equidade salarial, há equidade de gêneros nos cargos de assistente e gerente. Entre os analistas sênior, os homens recebem, em média, 33% a mais do que as mulheres. Já na função de coordenador, as mulheres recebem, em média, 20% a mais do que os homens. 

A análise comparativa foi realizada por função/cargo, considerando a média salarial entre colaboradores. O cálculo da equidade salarial foi obtido dividindo a média salarial feminina pela média salarial masculina e multiplicando o resultado por 100. 

Total de colaboradores: 20



Total de colaboradores: 20



Gênero

Gênero

Cor/Raça

Cor/Raça

Faixa Etária

Faixa Etária

Tempo na Planejar

Tempo na Planejar

Posição em cargos de gestão

Posição em cargos de gestão

Coordenação

Coordenação

Gerência

Gerência

MASCULINO

MASCULINO

33%

33%

67%

67%

FEMININO


FEMININO


NS/ NR

11,1%

MASCULINO

MASCULINO

25%

25%

75%

75%

FEMININO

FEMININO

Diretoria

Diretoria

MASCULINO

MASCULINO

0%

0%

100%

100%

FEMININO

FEMININO

NS/ NR

11,1%

TER ESTABILIDADE FINANCEIRA

9,8%

PREVIDÊNCIA PRIVADA/ APOSENTADORIA

7,5%

Posição nos demais cargos

Posição nos demais cargos

Estagiário

Estagiário

Assistente

Assistente

MASCULINO

MASCULINO

100%

100%

0%

0%

FEMININO


FEMININO


MASCULINO

MASCULINO

67%

67%

33%

33%

FEMININO


FEMININO


Analista Júnior

Analista Júnior

Analista Pleno

Analista Pleno

0%

0%

MASCULINO

MASCULINO

100%

100%

FEMININO

FEMININO

33%

33%

MASCULINO

MASCULINO

67%

67%

FEMININO

FEMININO

Analista Sênior

Analista Sênior

33%

33%

MASCULINO

MASCULINO

67%

67%

FEMININO


FEMININO


33%

MASCULINO
(1 colaboradores)

67%

FEMININO

(2 colaboradoras)