Vale a pena aderir a clubes de desconto e programas de cashback?

15 de out. de 2025

Rafael Posser Martins, CFP®, responde:

Nos últimos tempos você deve ter percebido um aumento significativo para apelos relacionados à recorrência de compras e provavelmente se deparado com frases do tipo: “com nosso clube de descontos você garante vantagens”, “use nosso cartão e receba valores em cashback!” ou “garanta o cashback em sua próxima compra”. Isso não ocorre por acaso, dados mostram que a probabilidade de um consumidor voltar a consumir produtos que oferecem esse tipo de vantagem estimula novas compras, aumentando a sua frequência e também o seu ticket médio de consumo.

Assim, fazem com que a regularidade aumente na compra dos itens que oferecem um desconto em recorrência, sejam eles do mesmo produto, produtos diferentes da mesma loja ou os que retornam valores para utilização livre — em outras palavras, retendo a atenção e fidelizando o cliente.

Até aqui tudo bem, toda empresa deve buscar a satisfação e o aumento da permanência no consumo dos seus produtos e serviços, gerando aumento do seu faturamento. Cabe ao consumidor estar atento para verificar se realmente está recebendo uma vantagem frente à compra tradicional e se vale a pena aderir a esse modelo crescente de estratégia por parte das empresas.

A partir disso, se torna muito importante organizar, dentro de seu planejamento financeiro, estratégias de como tirar proveito desse tipo de incentivo, portanto é importante estar consciente das vantagens e desvantagens das modalidades ofertadas.
Dentre as vantagens, consumir itens que possuem compra recorrente no seu orçamento, tais como mercado, gasolina, compras no cartão de crédito que já estariam no seu orçamento, pode gerar uma economia muito interessante. Inclusive, ao discutir com o seu planejador financeiro certificado pela Planejar, você poderá avaliar a viabilidade de participação tanto em programas de cashback quanto em clubes de descontos, tomando o cuidado para que esse gasto esteja dentro do seu plano.

Para isso, é importante alinhar os benefícios com seu perfil de compra, definir um orçamento claro, observar se são claras e transparentes as regras e os regulamentos, simulando cenários. Um exemplo prático seria o abastecimento de combustíveis, onde você tem um orçamento mensal de R$ 500 e participa de um programa que retorna 5% dos valores pagos em cashback.

No período de um ano fará uma economia de R$ 300. Por outro lado, se utilizados sem cuidado, podem incentivar consumos desnecessários, elevar gastos, gerar dívidas ou desviar recursos que poderiam ser aplicados em prioridades (como reservas de emergência, aposentadoria, educação etc.).

Desde que utilizado de maneira planejada, clubes de desconto e programas de cashback podem valer a pena para que você consiga alcançar seus objetivos financeiros e devem ser vistos como uma ferramenta de planejamento e não como um atalho para consumo excessivo, evitando gastos desnecessários e consumos não planejados de produtos, o que aumentaria os gastos.

Portanto, da mesma forma que você faz com as suas despesas normais, faça uma análise do custo-benefício, avalie a relevância da compra do item naquele momento, mantenha o foco nos seus objetivos financeiros de longo prazo e, sempre que possível, conte com a ajuda de um profissional CFP® para definir suas prioridades e usar os programas a seu favor, sem comprometer a sua saúde financeira.

Rafael Posser Martins é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar - Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. Email: planejapossermartins@gmail.com

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