Planejar promove palestras gratuitas durante a Semana Mundial do Investidor
1 de out. de 2026
Programação inclui ainda conteúdos publicados nas redes sociais

São Paulo, 01 de outubro de 2026 – A Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) participa da Semana Mundial do Investidor, realizada de 5 a 11 de outubro, com uma série de palestras sobre planejamento financeiro. As atividades acontecem entre 5 e 11 de outubro e também integram a programação do Dia Mundial do Planejamento Financeiro, celebrado em 7 de outubro. A programação reúne encontros presenciais e online em diferentes localidades.
A agenda contempla atividades em universidades, instituições públicas e organizações, com diferentes formatos e públicos. Os encontros abordam o planejamento financeiro a partir de situações relacionadas à organização das finanças e à definição de objetivos. “As pessoas já se deram conta da necessidade de organizar suas finanças, mas não sabem por onde começar. Os eventos buscam resolver essas questões práticas, levando às pessoas confiança para darem o primeiro passo”, afirma Thais Pessoa, gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Conscientização Financeira da Planejar.
O primeiro evento acontece em 5 de outubro, às 19h30, na FACCAT, em Taquara (RS), em formato presencial. No dia 6, será realizada uma palestra online sobre o futuro do planejamento financeiro para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com participação da CEO da Planejar, Ana Leoni.
Na sexta-feira, 9 de outubro, a Justiça Federal do Rio de Janeiro recebe duas palestras presenciais. A primeira ocorre das 11h às 12h30, na unidade da Rua Rio Branco, e a segunda das 15h30 às 17h, na unidade da Rua Venezuela. Os encontros contam com a participação de planejadores financeiros CFP® e integram a programação da Semana Mundial do Investidor.
No dia 10 de outubro, a programação segue com uma palestra online da Soul Bilíngue sobre planejamento financeiro para intercâmbio, conduzida por Ednar Sacramento, planejador CFP® pela Planejar. O encontro aborda o planejamento financeiro aplicado ao objetivo específico de realizar um intercâmbio, mostrando como organizar as finanças, definir metas e se preparar para os custos envolvidos nessa experiência.
No dia 11 de outubro, será publicado também o episódio especial “O Presente do Engano”, produzido pela CVM e B3 especialmente para a Semana Mundial do Investidor. Parte da série sobre Resiliência do Investidor, desenvolvida em parceria com a IOSCO, o episódio reúne Marina Naime (B3), o educador financeiro Eduardo Feldberg (Primo Pobre), a planejadora financeira CFP® Adriana Arruda (Planejar) e o Inspetor Federal da CVM Davi Batista. A conversa aborda armadilhas que podem comprometer as decisões dos investidores, como a ilusão dos ganhos iniciais fáceis, o gatilho da reciprocidade e a falácia do custo irrecuperável. O teaser do episódio já está disponível no canal de YouTube da CVM Educacional.
Em 2026, a Semana Mundial do Investidor tem como lema “Invista no seu futuro. Proteja-o hoje” e aborda temas como resiliência do investidor, armadilhas digitais e alerta contra golpes. A campanha é promovida pela IOSCO e coordenada no Brasil pela CVM. Alinhada a esses temas, ao longo de toda a semana, a Planejar também promoverá uma série de vídeos com dicas financeiras e conteúdos nas redes sociais, ampliando a programação para além dos encontros presenciais e online.
Informações sobre datas, horários, formatos e locais dos eventos de todas as instituições participantes estão disponíveis na agenda oficial da Semana Mundial do Investidor.
Serviço
Semana Mundial do Investidor – Programação da Planejar
5 de outubro, às 19h30: palestra presencial na FACCAT, em Taquara (RS).
6 de outubro, às 18h: palestra online para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com participação de Ana Leoni, CEO da Planejar.
9 de outubro, das 11h às 12h30: palestra presencial na Justiça Federal do Rio de Janeiro, unidade da Rua Rio Branco.
9 de outubro, das 15h30 às 17h: palestra presencial na Justiça Federal do Rio de Janeiro, unidade da Rua Venezuela.
10 de outubro, às 9h: palestra online da Soul Bilíngue sobre planejamento financeiro para intercâmbio, conduzida por Ednar Sacramento.
11 de outubro, ao 12h: episódio especial “O Presente do Engano”, produzido em parceria com a CVM e a B3.
Durante toda a semana: série de vídeos com dicas financeiras e conteúdos nas redes sociais da Planejar.
Sobre a Planejar
A Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) é a única instituição no Brasil autorizada a conceder a certificação CFP® (Certified Financial Planner). É afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board) entidade norte-americana responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso das marcas CFP® fora dos Estados Unidos.
O Brasil é o quinto país com mais planejadores financeiros certificados, com mais de 12 mil profissionais. No mundo, são mais de 236 mil. A certificação CFP® é uma certificação de distinção que traz um diferencial para a carreira do profissional. Para obtê-la, além de comprovar conhecimentos técnicos por meio de avaliação específica, o candidato também precisa comprovar formação acadêmica, experiência profissional e adesão a um código de ética. Para manter a certificação, o profissional precisa ainda cumprir requisitos de educação continuada.
Contato para a imprensa:
Tamer:
Adriano Santos | (11) 93474-9698 | adrianosantos@tamer.com.br
Evandro Ribeiro | (13) 98132-6511 | evandro@tamer.com.br
Vivian Lima | (13) 99707-5860 | vivian.lima@tamer.com.br


MAPA
A Planejar
A Certificação CFP®
Quero ser Profissional CFP®
Sou Profissional CFP®
Seja voluntário
Participe dos eventos
Conheça o código de ética
Planeje sua vida financeira
O que é planejamento financeiro
Imprensa
Saiu na mídia
Colunas e artigos
ENDEREÇO
R. Joaquim Floriano, 1120 - 7º andar
Itaim Bibi - São Paulo - SP
CEP 04534-004 - Fone: (11) 4280-8520
Contato: planejar@planejar.org.br





