Sucessão patrimonial acelera demanda por planejamento financeiro intergeracional, afirma Amy Osborne

4 de nov. de 2025

São Paulo, 04 de novembro de 2025 – Durante o Congresso Internacional da Planejar (Associação Brasileira do Planejamento Financeiro), Amy Osborne, consultora líder de aprendizagem da Franklin Templeton Investments (holding multinacional americana de gestão de investimentos), destacou a importância de fortalecer os laços entre consultores financeiros e as famílias de seus clientes, incluindo herdeiros e novas gerações que, em breve, concentrarão grande parte do patrimônio global.

Nas próximas duas décadas, trilhões de dólares mudarão de mãos entre pais, filhos e netos. “A nova geração de investidores traz consigo novas expectativas: busca propósito, autonomia e um relacionamento mais transparente com seus assessores e planejadores financeiros. Já as gerações anteriores, como os baby boomers, ainda valorizam estabilidade, segurança e tradição. Construir pontes entre esses perfis tornou-se indispensável para manter relações duradouras e de confiança”, afirma Osborne.

Outro ponto que ganha destaque é o protagonismo crescente das mulheres na gestão financeira. Segundo Amy, diversos estudos apontam que, nas próximas décadas, elas passarão a concentrar parcela significativa dos ativos globais. Mais do que retorno, elas valorizam independência, qualidade de vida e equilíbrio, o que reforça a importância de abordagens mais sensíveis, personalizadas e humanas.

Osborne lembra que “a tecnologia também tem papel central nesse novo cenário. Canais digitais e redes como o LinkedIn se tornaram espaços importantes de relacionamento entre profissionais e clientes, especialmente entre as gerações mais jovens. Estar presente nesses ambientes é um passo essencial para criar conexões autênticas e acompanhar o modo como essas gerações consomem informação e tomam decisões”, afirma.

Além disso, segundo a especialista, cresce a relevância de conversas intergeracionais sobre herança, valores e propósito. Promover encontros familiares e abrir espaço para o diálogo sobre o futuro financeiro das próximas gerações fortalece o vínculo entre cliente e planejador, e ajuda a construir uma visão integrada do patrimônio e do legado.

Amy encerra lembrando que “mais do que acompanhar números, o desafio está em entender pessoas. A próxima geração de investidores exige uma abordagem que combine tecnologia, empatia e propósito, pilares que definirão o futuro do relacionamento entre planejadores financeiros e clientes”.

Sobre a Planejar

A Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) é a única instituição no Brasil autorizada a conceder a certificação CFP® (Certified Financial Planner). É afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board) entidade norte-americana responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso das marcas CFP® fora dos Estados Unidos.

O Brasil é o quinto país com mais planejadores financeiros certificados, com mais de 10,6 mil profissionais. No mundo, são mais de 230 mil. A certificação CFP® é uma certificação de distinção que traz um diferencial para a carreira do profissional. Para obtê-la, além de comprovar conhecimentos técnicos por meio de avaliação específica, o candidato também precisa comprovar formação acadêmica, experiência profissional e adesão a um código de ética. Para manter a certificação, o profissional precisa ainda cumprir requisitos de educação continuada.

Contato para a imprensa:

imprensa@planejar.org.br

Tamer:
Adriano Santos | (11) 93474-9698 | adrianosantos@tamer.com.br
Evandro Ribeiro | (13) 98132-6511 | evandro@tamer.com.br
José Lucas Morais | (11)98878-7122 | jose.lucas@tamer.com.br
Vivian Lima | (13) 99707-5860 | vivian.lima@tamer.com.br