Planejar reduz para 3 anos tempo mínimo de experiência para a certificação CFP®

13 de jan. de 2026

Atualização tende a trazer mais profissionalização para o mercado de planejamento financeiro pessoal 

São Paulo, 13 de janeiro de 2026 – A Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) acaba de anunciar a redução do tempo mínimo de experiência profissional exigido para a certificação CFP®, que passa de cinco para três anos de atuação no atendimento direto a clientes. 

A mudança está alinhada aos requisitos exigidos pelo FPSB (Financial Planning Standards Board), que define as diretrizes globais da certificação, e leva em conta um amadurecimento do mercado brasileiro e a própria evolução do exame, que passa a contar, em 2026, com 8 módulos.

“Nossa expectativa é que a mudança possa não apenas atrair novos candidatos mas trazer mais profissionalização para o mercado, já que há um incentivo para que profissionais em início ou transição de carreira comecem a estudar antes mesmo de atuarem como planejadores”, afirma Fabíola Benotti, gerente de Certificação da Planejar. Isso porque o candidato tem 2 anos para concluir a aprovação em todos os módulos do exame e depois mais 3 anos para finanlizar as demais etapas que incluem comprovação de formação acadêmica, experiência profissional e a entrega do plano financeiro.

Nos últimos anos, a busca pela certificação CFP® deixou de acontecer apenas em fases mais avançadas da carreira. Dados da 51ª edição do Relatório de Desempenho da certificação CFP® da Planejar mostram que profissionais entre 20 e 29 anos concentraram a maior taxa de aprovação no exame (34%) e também representaram a maior parcela entre os aprovados (45%). Já o grupo entre 30 e 39 anos foi o mais numeroso entre os participantes, com 645 candidatos, respondendo por 37% do total de aprovados, com taxa de aprovação de 19%.

Fabíola acredita que o nível de exigência da certificação segue elevado, mas a redução do período de experiência exigido ajuda o candidato a planejar a própria evolução profissional com mais previsibilidade. “Quando o profissional conquista a certificação CFP®, ele passa a usufruir dos benefícios de ser um profissional com um selo de distinção no mercado, a se seguir a um código de conduta ética e a se comprometer com a educação continuada. O mercado e os clientes também se beneficiam quando elevamos a qualificação dos profissionais que lidam no dia a dia com o planejamento financeiro das famílias”. 


Sobre a Planejar

A Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) é a única instituição no Brasil autorizada a conceder a certificação CFP® (Certified Financial Planner). É afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board) entidade norte-americana responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso das marcas CFP® fora dos Estados Unidos.

O Brasil é o quinto país com mais planejadores financeiros certificados, com mais de 11,6 mil profissionais. No mundo, são mais de 230 mil. A certificação CFP® é uma certificação de distinção que traz um diferencial para a carreira do profissional. Para obtê-la, além de comprovar conhecimentos técnicos por meio de avaliação específica, o candidato também precisa comprovar formação acadêmica, experiência profissional e adesão a um código de ética. Para manter a certificação, o profissional precisa ainda cumprir requisitos de educação continuada.


Contato para a imprensa:

imprensa@planejar.org.br

Tamer:

Adriano Santos | (11) 93474-9698 | adrianosantos@tamer.com.br

Evandro Ribeiro | (13) 98132-6511 | evandro@tamer.com.br

José Lucas Morais | (11)98878-7122 | jose.lucas@tamer.com.br

Vivian Lima | (13) 99707-5860 | vivian.lima@tamer.com.br