Mudança no IOF: entenda como ela pode afetar seu bolso

29 de mai. de 2025

São Paulo, 29 de maio de 2025 - As novas regras para o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciadas recentemente, aumentam o custo do crédito para consumidores e investidores. A alteração, que eleva as alíquotas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, pode afetar decisões financeiras do dia a dia, como a contratação de empréstimos e o uso de financiamentos para capital de giro.

 

O que muda na prática:

 

Para empresas, a alíquota do IOF mais que dobrou, passando de 1,88% para 3,95% ao ano. Para micro e pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional, a taxa subiu de 0,88% para 1,95% nas operações de até R$30 mil. Na prática, isso representa um crédito mais caro, justamente em um momento de maior necessidade de organização financeira.

 

A mudança impacta diretamente a rotina de quem precisa de crédito, seja para reorganizar o orçamento, investir em um novo projeto ou enfrentar imprevistos. Para investidores, o custo adicional pode alterar o cálculo de rentabilidade em certas estratégias, especialmente na renda fixa.

 

Quem pode comentar:

Para tratar sobre o assunto, sugerimos a Planejar (Associação Brasileira do Planejamento Financeiro), com a Patricia Palomo, planejadora financeira CFP e economista com MBA em Finanças e mestrado em Políticas Públicas pelo Insper.

 

Sobre a Planejar



A Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) é a única instituição no Brasil autorizada a conceder a certificação CFP® (Certified Financial Planner). É filiada ao FPSB (Financial Planning Standards Board), entidade norte-americana responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso das marcas CFP® fora dos Estados Unidos.

 

O Brasil é o quinto país com mais planejadores financeiros certificados, com mais de 10,6 mil profissionais. No mundo, são mais de 230 mil. A certificação CFP® é uma certificação de distinção que traz um diferencial para a carreira do profissional. Para obtê-la, além de comprovar conhecimentos técnicos por meio de avaliação específica, o candidato também precisa comprovar formação acadêmica, experiência profissional e adesão a um código de ética. Para manter a certificação, o profissional precisa ainda cumprir requisitos de educação continuada.

 

Contato para a imprensa:

imprensa@planejar.org.br

 

Tamer:

Adriano Santos | (11) 93474-9698 | adrianosantos@tamer.com.br

Evandro Ribeiro | (13) 98132-6511 | evandro@tamer.com.br

Vivian Lima | (13) 99707-5860 | vivian.lima@tamer.com.br