
Inteligência artificial já ajuda nos investimentos?
11 de ago. de 2025
Rosi Ferruzzi, CFP®, responde:
A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma força transformadora em diversos setores, e o mercado financeiro sofre impacto, especialmente no que tange aos investimentos. Diante da busca por soluções ágeis na construção de portfólios, a IA se destaca pela capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões complexos e automatizar processos, influenciando claramente as decisões de investimento. No entanto, sua eficácia e seus limites ainda são objeto de debate para sua evolução. A IA não substitui a relação humana, fundamental para compreender as necessidades dos investidores e oferecer um atendimento personalizado com feedbacks precisos.
Uma das vantagens da IA é poder aprimorar a tomada de decisões para investidores e instituições financeiras. Ela processa e analisa, a uma velocidade e volume inatingíveis para humanos, inúmeros dados, como informações de mercado, notícias econômicas e demonstrações financeiras. Com isso a IA se destaca na identificação de oportunidades de investimento em múltiplos ativos. Seus algoritmos avaliam o potencial de retorno e o nível de risco associado, ao mesmo tempo que preveem com considerável precisão movimentos e tendências de mercado. Isso auxilia a formular estratégias de investimento mais informadas e com gestão de risco mais eficiente, ao alinhar o perfil de risco do investidor com seus objetivos.
Um dos grandes benefícios da IA é automatizar tarefas repetitivas e manuais, resultando em maior eficiência nas operações financeiras. Isso libera os profissionais para se dedicarem a atividades estratégicas que demandam criatividade e julgamento humano. Essa automatização se materializa em sistemas como os robô-advisors, que utilizam algoritmos sofisticados para tomar decisões de investimento em nome dos investidores, sempre considerando seus objetivos e perfil de risco.
Apesar de seus muitos avanços e benefícios, a IA não é uma solução perfeita e enfrenta limitações significativas no universo dos investimentos. Um desafio é a capacidade de generalização do aprendizado: diferentemente dos humanos, os modelos de IA podem ter dificuldade em transferir conhecimentos de uma situação para outra, exigindo muitas vezes o treinamento de novos modelos para cada variação de tarefa.
Outro ponto crucial são os fatores humanos e éticos. A IA não consegue considerar detalhes éticos, impactos de longo prazo ou o componente emocional inerente às decisões de investimento e às dinâmicas do mercado. Além disso, existe uma certa resistência cultural à sua adoção entre alguns investidores, e a necessidade urgente de uma regulamentação clara e eficaz para garantir um uso responsável.
A inteligência artificial já é considerada uma ferramenta para as decisões de investimento. No entanto, é fundamental reconhecer suas limitações. O futuro do investimento aponta para um modelo híbrido, onde a IA serve como um complemento à expertise e ao julgamento humano.
Essa sinergia permite que investidores e profissionais se concentrem em estratégias mais complexas, considerações éticas e na navegação por cenários imprevisíveis. A colaboração entre humanos e máquinas, com a supervisão e o discernimento de planejadores financeiros certificados, será crucial para maximizar os benefícios da IA e mitigar seus riscos no dinâmico e complexo universo dos investimentos.
Rosi Ferruzzi é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar - Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: rosis.ferruzzi@gmail.com
As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: consultoriofinanceiro@planejar.org.br

A Planejar
A Certificação CFP®
Quero ser Profissional CFP®
Sou Profissional CFP®
Planeje sua vida financeira
O que é planejamento financeiro
Imprensa
Saiu na mídia
Colunas e artigos
R. Joaquim Floriano, 1120 - 7º andar
Itaim Bibi - São Paulo - SP
CEP 04534-004 - Fone: (11) 4280-8520
Contato: planejar@planejar.org.br