

A Comissão de Educação atua de forma consultiva e curatorial nos temas relacionados à formação, ao desenvolvimento e à educação continuada dos profissionais de planejamento financeiro, tanto em iniciativas próprias quanto em cursos oferecidos por terceiros. É também o órgão responsável por supervisionar e deliberar sobre todas as atividades vinculadas ao Programa de Educação Continuada da Planejar.
A área de Educação da Planejar reafirmou seu papel como pilar fundamental para o aprendizado e a atualização técnica dos profissionais CFP® em 2025. Nesse período, a Comissão de Educação propôs melhorias para a estrutura operacional e a governança ao empossar sponsors específicos para cada frente de atuação, o que permitiu que temas como Eventos, Educação Continuada e Tecnologia tivessem responsáveis diretos dentro do grupo.
O ano também marcou a renovação de membros da Comissão, assegurando representatividade de todos os grupos profissionais da Planejar e um alinhamento direto entre as diretrizes estratégicas, as decisões tomadas e a execução das atividades. A estruturação do Congresso Internacional contou com a curadoria da Comissão, e as pesquisas da Planejar com o Datafolha foram utilizadas no desenho das palestras técnicas, garantindo que o programa do evento estivesse alinhado às tendências e dados concretos.
O grupo conduziu um mapeamento das agendas do Programa de Educação Continuada, que resultou na revisão dos critérios para concessão de créditos de renovação da certificação – agora automatizados e realizados via QR Code – e a definição de temas norteadores para cursos futuros.
A estratégia de Educação também foi ampliada pela atuação das Embaixadas Planejar, presentes em 11 estados. Essa rede de profissionais CFP® atua diretamente no fortalecimento institucional em âmbito regional, sendo responsável pela promoção de eventos do programa.
No campo da inovação educacional, o projeto piloto Imersão Planejar, formato inédito que registrou alta demanda, com vagas esgotadas, foi monitorado de perto para validar os resultados de aprendizagem e definir as frentes de 2026. O sucesso dessa iniciativa culminou em uma nova curadoria de conteúdos, focada em manter o alto nível de rigor técnico e a conexão entre os associados.
Houve ainda a validação de uma régua de comunicação customizada para o primeiro ciclo de certificação, criando uma jornada de acolhimento para o novo certificado. Além disso, o desenvolvimento de novos conteúdos editoriais no Planejar em Pauta manteve a base de associados atualizada sobre as transformações do setor. A experiência de aprendizado também passou por uma fase de modernização, com foco no Portal de Educação, que segue em execução para 2026. Foram realizadas pesquisas para entender quais seriam as melhorias necessárias, abrangendo desde a experiência do usuário até questões sobre aprendizado.
Para garantir a eficácia de todas essas ações, a Comissão passou a realizar relatórios periódicos de desempenho, validando se as iniciativas educativas estão suprindo as lacunas de conhecimento e atingindo o público-alvo de forma precisa.
Formato de aprofundamento técnico abordado em curto período de tempo, com altíssima qualidade, foi desenvolvido para ampliar a oferta de conteúdo qualificado, em parceria com instituições reconhecidas. A Imersão Planejamento Sucessório levou mais de 20 horas de conteúdo ministrado pelo time de especialistas renomados: Filipe Arantes, Ana Cláudia Akie Utumi, PhD, CFP® e TEP®; Diana Nacur, Shirley Ambrosio, CFP® e William Heuseler. Os encontros ocorreram pelo Teams, de forma remota e ao vivo, de 01 a 17 de setembro, com os temas Planejamento Sucessório, Instrumentos e Estruturas de Planejamento Sucessório, Módulos Especializados e Estratégicos e Complementos Essenciais para o Planejador.
O diferencial está na combinação entre rigor técnico e aplicação prática no dia a dia do atendimento ao cliente. São temas pouco explorados no mercado, ministrados por profissionais renomados e alinhados às exigências da educação continuada.
O Programa de Educação Continuada (PEC) ampliou sua presença fora do eixo Rio-São Paulo, reforçando em 2025 sua missão de oferecer conteúdos de excelência para a atualização dos profissionais certificados em todo o país.
Os PECs presenciais levam, em média, 50 profissionais por localidade. Além do conteúdo técnico — que cobre os oito temas da certificação, incluindo ética — o grande diferencial é o networking regional, fortalecendo conexões que muitas vezes não acontecem fora dos grandes centros. Em 2025, ocorreram 19 edições, com a presença de 494 participantes. Sendo destas 14 presenciais e 5 realizadas de maneira online.
Para 2026, estão previstos mais 24 PECS — dois por embaixada. A inauguração de Brasília, em abril, será a primeira com três horas de conteúdo técnico e aplicação prática, realizada na nova arena do Banco do Brasil, em um espaço moderno e estratégico.
O Planejar em Pauta é um braço de conteúdo voltado ao aprofundamento de temas latentes do mercado e da prática profissional do planejador CFP®. Em 2025, a iniciativa promoveu quatro lives nos dias 13, 18, 25 e 27 de novembro, que fomentaram discussões técnicas e estratégicas. Os encontros abordaram os temas “Reforma tributária: renda”, “Estruturas societárias e holdings”, “Fundos exclusivos” e “Investimentos no exterior”, e cada live concedeu 1 crédito de educação continuada aos participantes.
A maturidade do Portal de Educação em 2025 é comprovada pela oferta de mais de 543 conteúdos. O engajamento constante dos profissionais CFP® demonstra a eficácia da ferramenta no suporte à obtenção de créditos qualificados.
Os xxxx acessos ao portal de educação ao longo do período demonstraram o interesse do público pelos conteúdos disponibilizados e reforçam a importância da plataforma como ferramenta de apoio ao desenvolvimento e à disseminação de conhecimento sobre educação financeira, com conteúdos alinhados às demandas dos planejadores financeiros do Brasil.
Durante o ano, a Planejar continuou alimentando a relação que possui com seus parceiros para manter o Portal atualizado com conteúdos relevantes para a evolução profissional dos participantes desta comunidade. Os esforços do time de Educação da Planejar e dos planejadores certificados resultaram na aprovação de XXX créditos, distribuídos a XX profissionais CFP® – comparativo com 2024 (56,7 mil créditos distribuídos a 5,8 mil profissionais.)
CFP® Magazine
Durante o ano, a CFP® Professional Magazine, publicação anual com artigos técnicos que tangenciam o universo do planejamento financeiro, reuniu 22 textos escritos por profissionais certificados. Também aguardando os dados de consumo da publicação!
Eduardo Forestieri, CFP® e Coordenador da Comissão de Educação
Andy de Santis, CFP®
Bruno Correa, CFP®
Diana Benfatti, CFP®
Ednar Sacramento, CFP®
Gennecy Villa Rubio, CFP®
Marina Naime
Rodrigo Bruno, CFP®
Rosario Guadalupe Villarreal Pujado, CFP®
Wanessa Vieira Guimarães, CFP®
