Previdência além dos PGBL e VGBL

Tenho 30 anos, planos de casar em dois anos e eu minha noiva queremos ter dois filhos logo. Assim, penso em iniciar uma previdência para suprir as necessidades de formação das crianças e também já pensando na aposentadoria lá na frente. Há outros produtos, além do PGBL e do VGBL, para atendimento desta minha necessidade?

Bruno Amaral Azevedo, CFP®: 

Caro leitor, gostaria de parabenizá-lo pela preocupação com o tema. Ter filhos é uma responsabilidade enorme, mas, com um bom planejamento, tudo fica mais simples. 

Os planos de previdência privada possuem características muito interessantes para os investidores como, por exemplo, a possibilidade de abatimento fiscal durante os anos de contribuição (no caso de um PGBL); a permissão de transferência total ou parcial do saldo entre diferentes gestores e estratégias sem cobrança de taxas ou tributos, além de serem produtos que não entram em inventário, permitindo ao investidor definir os beneficiários em vida, sendo assim muito utilizados como forma de transmissão de bens (lembrando que é necessário respeitar o direito dos herdeiros legais nessa distribuição). 

Porém, seja para sua aposentadoria, seja para a educação dos filhos, diversificar os investimentos é uma recomendação que além de reduzir riscos pode proporcionar maiores ganhos em seu patrimônio financeiro. 

Portanto, a resposta é sim, existem outros produtos para seus objetivos. Sugiro, antes de optar por uma estratégia, responder ao questionário de perfil de investidor do seu banco/corretora, além de buscar conhecer as principais características dos produtos onde está aplicando seu dinheiro.

Produtos que usualmente são recomendados para formação de reserva financeira para atender seus objetivos são títulos públicos, ações ou fundo de ações, fundos multimercado e fundos imobiliários, entre outros -novamente, respeitando seu perfil de investidor.

Hoje você encontra títulos de emissão do governo federal pagando 6% ao ano mais IPCA (inflação oficial) com vencimento em 2050, quando vocês estariam próximos de se aposentar Esse título lhe garante juros reais de 6% ao ano, um dos mais altos do mundo. Por serem títulos com diversos vencimentos, podem optar por títulos com prazos mais curtos para seus outros objetivos.

Outra alternativa seriam os fundos multimercados devido à ampla possibilidade de atuação dos gestores, que são “experts” naquilo que fazem. Os multimercados podem operar o patrimônio do fundo em diversos segmentos do mercado financeiro, como por exemplo, bolsa de valores, câmbio e juros, com estratégias diferentes. Além disso, alguns deles podem investir fora do Brasil, o que é uma boa opção de diversificação. Quando bem selecionados são ótima forma de diversificar seu portfólio em busca de ganhos superiores aos tradicionais instrumentos de renda fixa.

Por ter um objetivo de longo prazo, o mercado acionário poderá fazer parte de sua carteira de investimentos.

Sua exposição em ações poderá ser por meio de fundos de investimento ou pela compra direta de ações, que, nesse caso, recomendo que faça apenas se tiver tempo suficiente para acompanhar as recomendações de compra e venda de papéis, ou tenha um corretor habilitado ao seu lado. Caso contrário, opte por fundos de ações e transfira a responsabilidade de escolher as ações e monitorar o mercado para os gestores do fundo e sua equipe.

Um planejador financeiro pode ajudá-lo a montar um portfólio de investimentos adequado ao seu perfil e alinhado com seus objetivos. Não tenho dúvidas que, com suporte adequado e conhecimento, chegará aos seus objetivos.

Espero ter ajudado.

Bruno Amaral Azevedo, CFP é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Email: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]