IRPF 2015 – Doe parte do imposto devido para um Fundo Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente

Caso o modelo completo (por deduções legais) da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física seja o mais conveniente para o seu caso e, além disso, você tem saldo de imposto devido, ou seja, do imposto que foi retido/pago ao longo de 2014 você não terá restituição total, então saiba que ainda dá tempo de destinar até 3% do imposto devido para um Fundo, do seu município ou estado, que implementa projetos de cuidados com crianças e adolescentes. 

Isso mesmo, 3% do seu imposto de renda que ficaria nos cofres do Tesouro pode ser revertido para estas entidades. 

É muito simples fazer isto:

    – Preencha toda sua Declaração de Ajuste e escolha o modelo por deduções legais (completo)
    – Acesse a opção Fichas > Resumo da Declaração > Doações Diretamente na Declaração – ECA e clique no botão ‘novo’
    – Escolha o tipo de fundo (nacional, estadual ou municipal), se estadual escolha o estado e se municipal escolha o estado e município
    – Preencha o valor desejado. No canto inferior direito é apresentado o total disponível (3% do imposto devido até 6% considerando outras doações feitas em 2014)
    – Pode-se efetuar mais de uma doação, para diferentes estados e municípios, até o total disponível
    – Após salvar os dados (clique em Ok) vá para a opção Declaração > Imprimir > Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA e gere o DARF que terá que ser recolhido. 

Importante: você deverá pagar este DARF até 30/4/2015 e depois receberá de volta, junto com a restituição de imposto (se houver) com a correção pela SELIC sem mais impostos. 

Logo, é um duplo bom investimento: correção pela Selic sem impostos e ainda ajuda em projetos sociais em sua cidade. 

Acesse o site da sua prefeitura e conheça que projetos são estes. Em caso de dúvidas, consulte um planejador financeiro.

Ricardo Gomes da Silva, CFP®