Artigos

Como escolher um Planejador Financeiro: encontrando um profissional em quem você pode confiar

Um plano financeiro pode ajudá-lo a criar um caminho sólido para conquistar seus objetivos de vida. Mas e se você não tem tempo, inclinação ou conhecimento para criar um plano por conta própria? “Considere contratar um planejador financeiro para assessorá-lo“, sugere Lavínia Martins, Diretora da Planejar.

A Planejar é uma associação sem fins lucrativos afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB, a entidade que define os padrões globais para planejamento financeiro. Um estudo feito em 2015 pelo FPSB demonstrou que as pessoas não têm confiança de que atingirão seus objetivos financeiros, mas estão interessadas em serviços de planejamento financeiro para auxiliá-las a se organizarem financeiramente. Surpreendentemente, muitos mencionaram confiar em amigos e familiares – e não em profissionais financeiros – para informações sobre assuntos financeiros.

“Um planejador financeiro pode trazer conhecimento especializado para a sua situação, ajudá-lo a seguir com seu plano e providenciar uma perspectiva objetiva em assuntos financeiros e nos aspectos emocionais ligados a essas questões”, diz Paulo Colaferro, vice-presidente da Planejar.

Encontrar e escolher um planejador financeiro competente e ético pode ser um desafio. Em vários países, a profissão de planejador financeiro não é regulada, então qualquer pessoa – qualificada ou não – pode se autodenominar planejadora financeira. Fica a seu critério pesquisar criteriosamente para escolher um planejador financeiro em quem pode confiar.

 

Dicas para escolher um planejador financeiro

Procure por um planejador de verdade
Não confunda um planejador financeiro com um consultor de investimentos, corretor de seguros ou contador. Mesmo se esses indivíduos se denominarem como planejadores financeiros, eles podem focar em somente um aspecto de sua vida financeira, tal como seus investimentos, seguros ou impostos. Um planejador financeiro considera todos esses elementos e utiliza um processo para identificar seus objetivos e providenciar estratégias integradas para atingí-los. Planejadores financeiros certificados são treinados e educados para aplicar essa abordagem holística. Procure pela marca de excelência profissional CFP®.

Identifique o que precisa
Você pode querer um planejador financeiro para desenvolver um plano que aborde seu fluxo de caixa, dívidas, investimentos, seguros, tributos e planos de sucessão. Ou talvez você prefira contratar um planejador com conhecimento técnico em uma área específica, tal como planejamento de aposentadoria. É mais fácil selecionar o profissional quando você identifica o que necessita.

Peça recomendações
Seu contador, advogado, familiares e amigos são possíveis fontes. Outra fonte é o site da Planejar para encontrar um profissional CFP próximo de você.

Entreviste vários planejadores
Muitos planejadores oferecem uma reunião inicial sem compromisso, para que você possa conhecê-los e escolher o planejador de sua preferência conforme suas necessidades. Durante a entrevista, faça as seguintes perguntas e observe se o planejador as responde objetivamente e mantém o foco em suas necessidades e objetivos:

  1. Quais são as suas qualificações e currículo? Pergunte sobre a experiência e as credenciais que o profissional tem que o qualifica como um planejador financeiro. Por exemplo: possui a certificação CFP? Os profissionais CFP devem cumprir com padrões globais relativos a educação continuada, experiência e exame, além de seguir um Código de Ética.
  2. Como você trabalha com seus clientes? Verifique se o planejador financeiro utiliza um processo de planejamento financeiro que começa com as suas necessidades e objetivos, analisa sua situação específica antes de fazer recomendações e monitora seu plano regularmente. Pergunte se o planejador tem clientes em situações similares à sua.
  3. Como você é pago? Alguns planejadores podem cobrar um valor fechado, valor por hora, ou cobrar uma porcentagem sobre os ativos. Outros podem receber comissões pelos produtos que eles vendem a você como parte do planejamento financeiro. Ou a cobrança pode envolver um misto de ambos os métodos. Se assegure de entender e estar confortável com a metodologia de cobrança.
  4. O seu foco é do cliente em primeiro lugar? Procure por um planejador que focará em primeiro lugar nos seus interesses. Planejadores financeiros CFP, por exemplo, ao aderir ao Código de Ética têm de focar primeiramente no cliente.

Verifique-os
Ligue para as referências. Verifique se o planejador financeiro já teve algum tipo de ação disciplinar. Se o planejador diz ter uma credencial, verifique com a organização que controla essa credencial.

Siga seus instintos
Empatia é importante também. Ao escolher um planejador financeiro, opte por quem você se sente confortável em compartilhar seus objetivos, sonhos, preocupações e informações financeiras – provavelmente durante muitos anos.