Notícias

Programa de Mentoring da Planejar abre inscrições para mentees

Com o intuito de fortalecer e expandir a carreira de planejador financeiro no país, a Planejar realizou em 2016 o piloto do Programa de Mentoring para os associados certificados. O piloto do Programa atendeu 34 profissionais nos papeis de mentor e mentee. Confira aqui os depoimentos de quem participou do piloto.

Para dar continuidade ao projeto, estão abertas as inscrições para mentee nas seguintes cidades: Florianópolis, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Interessados podem se inscrever até o dia 30/04.

Preencher formulário de inscrição▸

A estrutura do mentoring

O programa de mentoring é fundamentado na troca de experiências de uma maneira estruturada e controlada entre os participantes. Serão agendados encontros mensais com duração de aproximadamente 2 (duas) horas, em locais previamente combinados, preferencialmente, presenciais e com pautas pré-definidas.

A formalização desse processo é importante, para deixar claro que o mentoring é uma relação profissional, com a qual o mentor e mentee têm um compromisso firmado, e não um bate-papo informal.

Ganhos individuais

– Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem;
– Conhecimento profissional de organizacional;
– Melhor capacidade de comunicação;
– Mais autonomia, independência e maturidade;
– Velocidade no crescimento profissional; e
– Apoio na resolução de problemas.

O contrato

Haverá  um contrato formal entre as partes, fixando algumas diretrizes para a dinâmica. Nesse documento constarão a data de início e fim do processo, em que acontecerão os encontros e qual a duração deles. O contrato também deve conter uma cláusula de grande importância: a confidencialidade. Em obediência a essa cláusula, as partes se comprometem a não revelar qualquer conversa ou tema que tenha surgido nos encontros de mentoring, fora do ambiente dos encontros de mentoring. O rompimento desse compromisso cria automaticamente uma situação que justifica o fim do programa de mentoring.

Avaliação

A avaliação dos ganhos alcançados pelo mentee deve, sempre que possível, ser tema de conversa entre as partes do processo, com a percepção do que foi conquistado no trabalho de mentoring sendo debatida no âmbito da dupla mentor/mentee. O entanto essa avaliação pode ser compartilhada com outros participantes da organização em reuniões periódicas. São muito proveitosos os encontros entre mentores com mentores e de mentees com mentees, nos quais mentores relatam suas experiências, expõem suas dúvidas e ouvem sugestões, e os mentees comentam seus avanços e estratégias.

A Planejar promoverá no meio e ao término do programa uma avaliação para aferir a satisfação dos participantes e o impacto do programa.

 

Preencher formulário de inscrição▸