Notícias

Programa de Mentoring expande e capacita mais planejadores financeiros

Em 2017 o Programa de Mentoring da Planejar expandiu e mais associados foram treinados para receber mentees. Ao todo, foram 28 mentores capacitados e 41 mentees atendidos em Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Programa teve início em 2016 (projeto piloto), capacitando 17 associados para atuar como mentores, e atendendo associados como mentees. A mentoria é uma parceria desenvolvida entre mentor e mentee com vistas no desenvolvimento mútuo e crescimento profissional e pessoal. Nesse processo são identificadas oportunidades e lacunas no desenvolvimento profissional a serem exploradas.

Confira como foi o piloto do Programa ▸

Para Comissão de Relacionamento com Associados, coordenada por Tobias Maag, CFP®, diretor da Planejar, o Programa é importante para a troca de experiências e fortalecimento do mercado. “Queremos desenvolver a profissão, a satisfação e o sucesso profissional dos planejadores financeiros e de seus clientes”, diz Maag.

Rebeca Toyama, associada não certificada da Planejar e coordenadora do Programa de Mentoring, explica: “O mentoring é um facilitador para que estas pessoas possam ajudar no desenvolvimento de quem está iniciando na carreira. O desafio envolve compartilhar casos de sucesso e de insucesso entre estes profissionais”.

 

Como funciona o Programa de Mentoring

O Programa é fundamentado na troca de experiências de maneira estruturada e monitorada entre os participantes. Os encontros são organizados mensalmente com duração aproximada de 2 horas, presenciais (preferencialmente) e com pautas pré-definidas. A mentoria tem a duração máxima de 12 meses.

A próxima turma do Programa está prevista para o 1º semestre de 2018. Fique atento!

 

O que se espera no papel de mentor

Motivação para participar do processo e vontade de compartilhar sua experiência de vida com profissionais com um grau menor de maturidade ou experiência no mercado de planejamento financeiro. Os envolvidos no Programa de Mentoring são voluntários.

Veja os depoimentos de Paulo Colaferro e Annalisa Dal Zotto, profissionais certificados CFP, sobre suas experiências como mentores.

 

Quem pode ser mentor e mentee?

Associados certificados desde que atendam aos critérios estabelecidos para seleção e capacitação. Os mentores são capacitados antes de iniciar a mentoria e passam por acompanhamento durante o Programa.

Veja como foi a seleção de mentores para abril/2017▸

Veja como foi a seleção de mentees para abril/2017▸

 

Depoimentos dos mentees

“O projeto foi super bem alinhado, organizado e com uma  forte preparação para essa entrega. Meu mentor foi brilhante! Foi uma entrega legítima. Uma doação de seu tempo e energia que me trouxe muitas coisas boas para estudar, pensar e realizar.”
Renan da Silva Santos Batista, CFP®

 

“Tranquilizou-me e, em algumas situações, me ajudou a ter mais objetividade.”
Paula Sauer, CFP®