Notícias

Planejar promove mais de 120 eventos gratuitos na Semana Nacional de Educação Financeira

A Planejar promove em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mais de 120 eventos, distribuídos em 42 cidades e 19 estados, durante a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que será realizada de 8 a 14 de maio em todo território nacional. Ao todo, 90 planejadores financeiros com a Certificação CFP® atenderão a população de forma voluntária e gratuita.

“Trata-se de um esforço em conjunto para prover conhecimento sobre como lidar melhor com o dinheiro por meio de orientações de profissionais altamente capacitados do mercado. A população brasileira precisa se conscientizar mais sobre como utilizar os seus recursos financeiros e se preocupar com a educação financeira – individual e familiar – para um planejamento de vida de longo prazo”, Lavínia Martins, CFP®, Diretora da Planejar.

Veja aqui a programação completa. Para mais informações e fazer a inscrição para os eventos, os interessados devem acessar o site da Semana ENEF.

A Planejar e a CVM mantêm um convênio para realização de iniciativas conjuntas de promoção da educação dos investidores. Desde 2013 as instituições prestam apoio técnico mútuo e desenvolvem atividades gratuitas como seminários, palestras, cursos e atendimentos ao público em geral, focando no planejamento financeiro. O objetivo é auxiliar a população nas decisões de poupança e investimento conscientes.

 

Saiba mais sobre a Semana ENEF

A Semana é realizada anualmente desde 2014. Os números impressionam: na última edição, 1044 ações (presenciais ou online), organizadas por 153 instituições, alcançaram, aproximadamente, 1,3 milhão de pessoas em 458 municípios localizados em todas as unidades federativas.

A iniciativa tem como objetivo divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

 

Conheça o CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira

O CONEF é formado por representantes das seguintes instituições: Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Educação; Ministério da Fazenda; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

O Comitê também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.