Notícias

Os riscos de viver além do esperado

A população está envelhecendo. Hoje os idosos já são 8% da população e em 2060 serão 34%. Quais são os ônus e os bônus de se viver mais? A sociedade está preparada? No painel Planejamento de vida: os riscos de viver além do esperado, Luciano Snel, da Icatu Seguros, Paulo Valle, da Brasilprev, e o planejador financeiro Valter Police, CFP®, alertaram como o aumento da expectativa de vida coloca os idosos em risco.

“Os aposentados têm o risco crescente de viver além de suas poupanças pessoais”, ressaltou Valle. “Sofreremos uma mudança no ciclo de vida, de ciclo linear para cíclico – lazer, escola, trabalho, lazer, elevação dos gastos em decorrência da evolução econômica e diminuição dos rendimentos, acrescentou ele.

Acesse a apresentação de Paulo Valle▸

Como o planejador financeiro pode ajudar? Analisando os riscos relacionados a longevidade de seus clientes, estimulando o processo de educação financeira, orientando sobre  produtos que mitiguem os riscos e aumentem o poder de poupança para renda no futuro, como, por exemplo, planos de previdência individuais ou corporativos patrocinados pelo empregador.