Notícias

Dia do Planejamento Financeiro será promovido em 4 de outubro

O Financial Planning Standards Board (FPSB), órgão global que congrega e supervisiona entidades afiliadas de planejamento financeiro e detentor do programa de certificação internacional Certified Financial Planner fora dos Estados Unidos, realizará pela primeira vez o Dia Mundial do Planejamento Financeiro, em 4 de outubro.

A data fará parte da World Investor Week, uma campanha global promovida pela IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) entre 2 e 8 de outubro. No Brasil, a World Investor Week será coordenada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo da Semana será aumentar a conscientização sobre a importância da educação e proteção dos investidores e destacar as iniciativas nessa área em todo o mundo. A Planejar é uma das parceiras da CVM na promoção da iniciativa no país.

“O FPSB lançou o Dia Mundial do Planejamento Financeiro para aumentar o nível de alfabetização e capacidade financeira dos consumidores e para ajudar os consumidores a entender o valor do planejamento financeiro e fazer escolhas de investimentos no contexto dos objetivos financeiros e de vida”, disse o CEO do FPSB, Noel Maye. “O FPSB e a comunidade global de profissionais CFP agradecem a oportunidade de se associar a IOSCO e os reguladores de valores mobiliários a nível mundial para capacitar mais consumidores a assumir o controle de suas finanças e seus futuros”.

“Estamos entusiasmados em destacar o valor da educação dos investidores e o trabalho feito pelos reguladores de valores mobiliários e outros parceiros para aumentar a alfabetização financeira dos investidores durante a Semana Mundial do Investidor e o Dia Mundial do Planejamento Financeiro”, disse José Alexandre Vasco, Presidente do Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO. “O Dia Mundial do Planejamento Financeiro irá aumentar a conscientização sobre o planejamento financeiro como uma habilidade de cidadania global que ajudará milhões de cidadãos a economizar e investir para melhorar seu bem-estar financeiro e construir um futuro melhor”.

“No Brasil, o Dia Mundial do Planejamento Financeiro corrobora com o trabalho gratificante de conscientização da importância do planejamento financeiro de longo prazo e da consultoria especializada. Há 8 anos quase não se falava em planejamento financeiro no país e hoje já vemos muitas pessoas discutindo como utilizar os seus recursos financeiros de forma relevante. Além disso, já somos mais de 3 mil planejadores financeiros CFP ajudando brasileiros a tomarem as “rédeas” de suas finanças”, disse Jan Karsten, presidente da Planejar. “O caminho ainda é longo, mas estamos certos que com iniciativas como essa avançaremos na promoção de conhecimento e conscientização da população brasileira sobre a importância do planejamento financeiro para a longevidade.”

Durante o Dia Mundial do Planejamento Financeiro, o FPSB e sua rede de organizações membros que representam uma comunidade global de mais de 170 mil profissionais certificados fornecerão programas para promover a conscientização e compreensão dos consumidores sobre os temas de planejamento financeiro, incluindo Planejamento Financeiro, Gestão de Ativos e Investimentos, Planejamento de Aposentadoria, Gestão de Riscos e Seguros, Planejamento Fiscal e Planejamento Sucessório.

No Brasil, a Planejar promoverá, no dia 4 de outubro, duas palestras nos auditórios das sedes da CVM, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site oficial da World Investor Week no Brasil.

Acompanhe as novidades sobre o Dia Mundial do Planejamento Financeiro nas páginas da Planejar no Facebook e LinkedIn. Para detalhes sobre as atividades, visite o website.