Notícias

| Tempo de leitura: 1 minuto

Como realizar uma denúncia ao Conselho de Normas Éticas da Planejar?

Reading Time: 1 minute

Embora o processo para realizar uma denúncia ao Conselho de Ética já esteja contemplado no próprio Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional, o procedimento correto ainda gera muitas dúvidas.

As denúncias podem ser apresentadas por qualquer pessoa física ou jurídica que se sinta prejudicada por ação ou omissão de Planejador Financeiro CFP® ou Associado. Porém, somente será apreciada e considerada eficaz se feita por instrumento escrito, além de ser encaminhada pelos canais eletrônicos oficiais da Planejar, com a identificação inequívoca do denunciante, contendo a descrição da prática objeto da denúncia e, sempre que possível, acompanhada dos documentos que a fundamentem.

É importante salientar que o denunciante tem sua identificação mantida em total sigilo pelo staff da Planejar e pelo Conselho de Normas Éticas, bem como todos os procedimentos referidos no processo serão sigilosos e terão por escopo exclusivamente a apuração de eventuais descumprimentos dos Princípios e Regras contidos no Código, não podendo ter por objeto a apuração de violação de outras normas.

O canal oficial para realizar uma denúncia é através do e-mail conselhodeetica@planejar.org.br. Toda denúncia somente é encaminhada para análise do Conselho mediante identificação inequívoca do denunciante. As denúncias que não tenham a devida identificação não são passíveis de apuração conforme estabelecido nas Normas Disciplinares e Procedimentos para Apuração de Descumprimentos às Regras do Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar, anexa ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional.

Quer saber mais sobre este processo? Acesse o Código de Ética na íntegra no site da Planejar (https://www.planejar.org.br/wp-content/uploads/2018/06/planejar_codigo_etica_ed001.pdf) e entenda os detalhes na sessão de Normas Disciplinares e Procedimentos para Apuração de Descumprimentos às Regras do Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar, anexa ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional.