Como investir sem perder dinheiro durante o periodo eleitoral?

“Como investir sem perder dinheiro em meio às oscilações do mercado durante o período eleitoral?”

Roberto C. Agi, CFP®, responde:

Realmente estamos navegando em mares turbulentos e, aparentemente, o cenário não deve mudar muito até a contagem do último voto. A situação fiscal do país é preocupante e a incerteza em relação a quem assumirá a cadeira de presidente no próximo ano faz com que os ativos de risco oscilem bastante nesse período.

Um presidente pouco comprometido com as reformas ou que não tenha capital político para implementá-las reacende o medo de que o país não seja atraente para novos investimentos, de que o real continue a se desvalorizar e o Banco Central seja obrigado a subir a taxa de juros de forma expressiva com o objetivo de manter o capital estrangeiro no país, assim como têm feito os Bancos Centrais de países em situações ainda mais frágeis do que a do Brasil, como Turquia e Argentina.

Roberto C. Agi é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected].

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site EpocaNegocios.globo.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 02 de outubro de 2018