Eventos

PEC: O papel das cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Nacional

A Planejar realizará no dia 25 de maio às 19h o evento no Youtube “PEC: O papel das cooperativas de crédito no sistema financeiro nacional”.

Em 2019 as cooperativas de crédito cresceram 25% em operações de crédito ante 5% de crescimento do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Nos últimos cinco anos a média de crescimento anual é de 20%. Atualmente, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo representa 5% do crédito total do SFN e 4% em ativos. Esse crescimento tem sido fortemente apoiado pelo Banco Central.  Cooperativa de crédito é uma instituição financeira constituída sob a forma de sociedade cooperativa e tem como objetivo a prestação de serviços de intermediação financeira aos associados. As cooperativas de crédito possuem produtos e serviços financeiros semelhantes aos bancos, mas têm por base os princípios cooperativistas, não visam lucro e contam com um componente social muito forte, porque atendem não somente os cooperados, mas também, apoiam as comunidades onde atuam contribuindo para desenvolvimento econômico local.

Nessa PEC abordaremos a filosofia cooperativa, as diferenças para os bancos, atuação social, a abrangência dos produtos e serviços e o papel de desenvolvimento econômico nas áreas em que atuam. Importante mencionar o comportamento do sistema cooperativo nas crises: por que estão menos vulneráveis que os bancos? Finalmente, a representatividade do sistema cooperativo no mundo, o porquê de o sistema cooperativo ter um crescimento forte e sustentável e as tendências do cooperativismo no Brasil.

PARTICIPANTES

Palestrante – Marco Aurélio B. de Almada Abreu

Marco Aurélio

Desde março de 2009 é Diretor-presidente do Bancoob. Preside também os Conselhos do Sicoob Previ, do Sicoob Seguradora e do Instituto Sicoob. Em abril de 2020 passou a ser também Diretor-presidente do Sicoob Confederação. Em 2017, tornou-se Vice-Presidente da CIBP (Confederação Internacional dos Bancos Populares), com sede em Bruxelas–Bélgica, que reúne diversos bancos cooperativos do mundo. Graduado em Administração de Empresas, possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC, e imersões em Gestão Estratégica de Custos pela Universidade Batista de Oklahoma (Oklahoma Baptist University), nos EUA, e em Monitoramento e Avaliação de Projetos pela Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ), na Alemanha. Com mais de 37 anos de atividade profissional em instituições financeiras, ingressou no Bancoob em 1998 como assessor da presidência. Em 2002, tornou-se Superintendente Geral do Sicoob Confederação, cargo que exerceu até 2008. Paralelamente, participou da criação do Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), tornando-se seu primeiro Diretor Executivo.

Mediadora – Myrian Lund, CFP®

Myrian Lund

Planejadora Financeira, CFP®, Mestre em Gestão Empresarial e Administradora, ambos pela FGV/EBAPE. Foi executiva em grandes bancos durante 20 anos, sendo 10 anos como Gestora de Recursos de Terceiros. Hoje atua como professora e coordenadora de MBAs para Cooperativismo de Crédito na FGV e CEO na Lund Finanças com cursos de Educação Financeira e Investimentos e mentoria em Planejamento Financeiro. Autora dos livros Mercado de Capitais, Análise Econômico-Financeira e Liderança e Motivação, todos da série FGV Management.

O evento é exclusivo para associados da Planejar e a participação dará direito a 2 créditos no Programa de Educação Continuada para Profissionais CFP®.