A educação continuada

O QUE É?
A educação é um dos pilares da certificação CFP®. Muito mais do que ser um pré- requisito para obter a certificação, o planejador financeiro certificado precisa manter-se constantemente atualizado para poder ter sua certificação renovada.

O Programa de Educação Continuada serve ao interesse público ao garantir que o profissional CFP® está apto para exercer suas atividades, tem domínio pleno dos instrumentos e produtos financeiros
disponíveis no mercado nacional e internacional, conhece os aspectos legais e fiscais dos produtos e está qualificado para apresentar alternativas adequadas ao perfil do seu cliente, após definir e avaliar os fatores de risco.

No momento em que recebe sua certificação CFP®, todo profissional dá início ao seu Programa de Educação Continuada. Este programa tem a duração de dois anos e, no final deste prazo, o profissional certificado deverá ter cumprido um número mínimo de aquisição de créditos para poder ter sua certificação renovada. A cada renovação da certificação, é reiniciado um novo programa de Educação Continuada.

O profissional CFP® que deixar de apresentar ou não atingir o mínimo de crédito do Programa de Educação Continuada no prazo final de seu programa perderá sua certificação e, consequentemente, o direito de usar as marcas CFP®.

COMO FUNCIONA A AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS?
Pelas regras do manual antigo, o Programa de Educação Continuada exige a pontuação de 30 créditos a cada 02 anos, sendo, no mínimo 10 créditos qualificados, no máximo 20 livres, além de um mínimo de 02 créditos de Ética. O acompanhamento deve ser feito pela área do associado em “Educação Continuada” e, posteriormente, “Consulta de Créditos”.

Já pelas regras do novo manual, a pontuação exigida é de de 30 créditos a cada 02 anos, sendo, no mínimo 20 créditos qualificados, no máximo 10 livres, além de um mínimo de 04 créditos de Ética.

O profissional pode adquirir créditos qualificados das seguintes formas:
– Realizando trabalhos voluntários
– Participando dos cursos EAD da Planejar 
– Participando de workshops
– Sendo um porta-voz na mídia

Válido para CFP® que renovarão em 2019 e fevereiro/2020.

Válido para Novos Certificados a partir de 01/10/2018 e CFP® com renovações em setembro/2020 e a partir dessa data.