Experiência Profissional

A Planejar reconhece a importância da experiência profissional de quem pretende se tornar planejador financeiro certificado, sendo esse um dos requisitos para alcançar a Certificação CFP®. Por isso, o candidato deve comprovar Experiência Profissional no relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em uma ou mais áreas do escopo da cerificação: planejamento financeiro, gestão de investimentos, planejamento da aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal, planejamento sucessório.

O tempo mínimo dessa experiência profissional deve ser de 1 ano, se supervisionada, ou de 3 anos se não supervisionada. Acreditamos que o envolvimento na prática supervisionada é o método mais efetivo para ganhar experiência profissional e, por isso, a Planejar oferece a experiência profissional como alternativa para os candidatos que ainda não adquiriram experiência, sendo possível participar deste processo de 1 ano depois de já aprovado no exame de certificação.

O modelo de supervisão da Planejar é desenhado para atender as necessidades e expectativas dos profissionais de planejamento financeiro e preparar os novos entrantes para:

  • Iniciar a prática profissional reconhecendo a importância do desenvolvimento e da expansão das competências profissionais para apoiar a entrega do planejamento financeiro aos clientes;
  • Adquirir e desenvolver habilidades, competências e conhecimentos conforme descrito no Perfil de Competências do Planejador Financeiro, nas Melhores Práticas de Planejamento Financeiro e no Código de Ética e Responsabilidade Profissional.
  • Ao final do período da prática supervisionada, o supervisor afirma que o candidato está apto a realizar as tarefas de planejamento financeiro pessoal de forma competente e ética