Planejador Financeiro

Ajudando você a assumir o controle de sua vida financeira.

O QUE É O PLANEJAMENTO FINANCEIRO?
O planejamento financeiro é o processo de atingir as metas financeiras da vida por meio do gerenciamento adequado dos seus recursos financeiros. Ele ajuda a desenolver uma visão holística e abrangente de suas finanças, determinando onde você está agora, onde gostaria de estar no futuro e o que deve fazer para alcançar seus objetivos.

Os Planejadores Financeiros são profissionais da área finainceira (Certificado Financial Planner) que auxiliam as pessoas neste processo. Ao criar suas recomendações e planos, os planejadores financeiros podem revisar todos os aspectos relevantes da situação de vida de um cliente, incluindo inter-relações entre objetivos frequentemente conflitantes. Gerenciar finanças pode ser estressante, mesmo para as pessoas mais experientes. À medida que mais e mais pessoas se tornam responsáveis por seu bem-estar financeiro a longo prazo, a pesquisa global da FPSB (Comitê de Padrões de Planejamento Financeiro Ltd.) descobriu que a maioria das pessoas se sente desafiada quando o assunto é administrar suas finanças. Mas, as pessoas que contam com Planejadores Financeiros se sentem melhor preparados para atingir seus objetivos financeiros.

POR QUE VOCÊ PRECISA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO?
O planejamento financeiro elimina as suposições sobre o gerenciamento de suas finanças e ajuda a entender as implicações de cada decisão financeira que você toma. Todo mundo tem objetivos diferentes, por isso é importante ter um plano que funcione para você e sua situação financeira, agora e no futuro.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO?
O americano médio se encontra em um cenário econômico incerto, com uma grande variedade de opções para economizar e investir. É fácil sentir-se oprimido ou confuso, a menos que você encontre uma maneira de entender o cenário geral. O profissional CFP® pode trazer clareza a todas as suas finanças e ajudá-lo a desenvolver uma estratégia, tornando mais fácil tomar decisões financeiras, definir metas de vida a longo e a curto prazo e permanecer no caminho certo. Trabalhar com um profissional CFP® pode garantir seu bem-estar financeiro e trazer tranquilidade.

Você pode procurar ajuda de um profissional de CFP® se:
• Deseja gerenciar melhor suas finanças, mas não sabe por onde começar
• Não tem tempo para fazer seu próprio planejamento financeiro
• Quer uma opinião profissional sobre o plano que você desenvolveu.
• Não possui experiência suficiente em determinadas áreas, tais como investimentos, seguros, impostos ou planejamento de aposentadoria.
• Tenha uma necessidade imediata ou evento de vida inesperado.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM 6 ETAPAS
O Processo de Planejamento Financeiro do FPSB está dividido em seis etapas, que os profissionais de planejamento financeiro usam para considerar todos os aspectos da situação financeira de um cliente ao formular estratégias de planejamento financeiro e fazer recomendações.

1 – Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente.
O planejador financeiro informa o cliente sobre o processo, os serviços que o profissional de planejamento financeiro oferece, quais são suas competências e experiência profissional. O planejador financeiro e o cliente determinam se os serviços oferecidos e suas competências atendem as necessidades do cliente. Isto feito, as duas partes concordam com os serviços a serem prestados. O planejador financeiro descreve, por escrito, o escopo do trabalho antes que qualquer planejamento financeiro seja elaborado, incluindo detalhes sobre as responsabilidades de cada parte (incluindo terceiros), os termos do trabalho;e possíveis conflitos de interesse. O escopo do trabalho é estabelecido por escrito em um documento formal assinado por ambas as partes ou formalmente aceito pelo cliente e inclui um processo para encerrar o trabalho.

2 – Coletar as informações do cliente.
O profissional de planejamento financeiro e o cliente identificam os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente que são relevantes para o escopo do trabalho antes de fazer e/ou implementar quaisquer recomendações. O planejador então coleta informações e documentos quantitativos e qualitativos suficientes sobre o cliente, relevantes para o escopo do trabalho, antes de fazer e / ou implementar suas orientações.

3- Analisar e avaliar a situação financeira do cliente.
O planejador financeiro analisa as informações do cliente, sujeitas ao escopo do trabalho, para entender a sua situação financeira. Avalia os pontos fortes e fracos da situação financeira atual do cliente e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.

4- Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro.
O planejador financeiro considera uma ou mais estratégias relevantes que possam atender razoavelmente aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente. Apresenta as recomendações de planejamento financeiro e a justificativa de suporte, que permite o cliente tomar a melhor decisão.

5- Implementar as recomendações de planejamento financeiro.
O planejador financeiro e o cliente concordam com responsabilidades de implementação condizentes com o escopo do trabalho, assim o profissional identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.

6- Revisar a situação do cliente.
O planejador financeiro e o cliente definem e concordam mutuamente com os termos para revisar e reavaliar a situação, incluindo metas, perfil de risco, estilo de vida e outras mudanças relevantes. Ao realizar uma revisão, o planejador financeiro e o cliente avaliam o progresso da realização dos objetivos versus as recomendações de planejamento financeiro, determinando se as recomendações ainda são apropriadas e confirmando as revisões consideradas mutuamente necessárias.

Carreira

A carreira de planejador financeiro pessoal é nova no Brasil, o que oferece um amplo campo de atuação e de crescimento profissional. É o que tem acontecido em outros países como, por exemplo, nos Estados Unidos, que têm atualmente cerca de 70 mil planejadores financeiros.

No Brasil, o planejador financeiro certificado também se diferencia pela capacitação profissional ampla, pela credibilidade e pelo comportamento ético.

Os profissionais CFP® atuam em diversas áreas, desde empresas de planejamento financeiro, de consultoria de investimento, multi family offices, bancos e demais instituições financeiras.

Os profissionais CFP® estão aptos a prestar serviço completo de planejamento financeiro pessoal, especializados em determinadas áreas ou trabalhando com específicos tipos de clientes.